Página inicial > Notícias > Aula inaugural do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação

Aula inaugural do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 16h43 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2017, 16h58

No dia 01 de agosto, às 19h, aconteceu a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação, ofertado pelo Cefor, no auditório dos Polos de Apoio Presencial UAB de Castelo, Santa Teresa e Colatina.

Aula Inaugural em Castelo

Em Castelo, a aula de abertura foi dirigida pelo coordenador do polo Paulo Roberto Bellotti Vargas. Também estiverem presentes o professor Edilson Luis do Nascimento, a Secretária de Educação Maria Tereza Barbiero Gazola e a Subsecretária Luciene Bruneli, além dos tutores presenciais Diego e Juliete. Cerca de 39 alunos participaram na aula inaugural.

AulaInauguralPIE Castelo 1   AulaInauguralPIE Castelo 2

Aula Inaugural em Santa Teresa

Cerca de 54 alunos estiveram presentes na aula inaugural do polo de Santa Teresa. O evento contou com a presença da coordenadora do polo, professora Ozirlei Teresa Marcilino; a representante do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância, professora Isaura Alcina Martins Nobre; a coordenadora e a pedagoga do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação (PIE), respectivamente, as professoras Marize Lyra Silva Passos e Lídia Márcia Braga Bazet, além dos tutores presenciais do curso: Jorge Schneider e Thiago Redigheri e funcionários do polo.

Durante a solenidade de abertura, a pedagoga e professora Lídia Márcia Braga destacou a importância da disciplina e a organização pessoal no uso da autonomia e liberdade que um curso a distância possibilita aos estudantes. Já a coordenadora do curso de PIE, professora Marize Passos, apresentou um breve histórico do curso que iniciou em 2010 e está em sua 6ª edição. Marize destacou a relevância da parceria entre a Universidade Aberta do Brasil, o Instituto Federal do Espírito Santo e os municípios que possuem os polos de apoio presencial, dando merecido destaque à importância dos mesmos para a execução dos cursos. Ressaltou também, que os momentos presenciais oportunizam a interação entre os estudantes, os tutores, o curso e a instituição.

Foram apresentadas as equipes administrativa e pedagógica do curso, professores e tutores presentes, assim como orientações sobre o funcionamento do curso e esclarecidas as dúvidas pronunciadas pelos alunos.

PIE SantTr   PIE SantTr 4

PIE SantTrsa 1   PIE SantTr 2

PIE SantTr 3   PIE SantTr 5

Aula Inaugural em Colatina

Já no município de Colatina, a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação foi realizada pelo coordenador do polo, Ivan Prates. Participaram na aula 46 alunos.

A aula contou com a presença de autoridades como a Coordenadora da UAB Ifes, professora Mariela Berger Andrade; a orientadora de Trabalho de Conclusão Final (TCF) da PIE, professora Rutineli da Penha Favero; a Secretária Municipal de Educação de Colatina, Jussara Richa; o Gestor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Marcos Antônio Pereira, e os tutores presenciais Fábio Luiz Bigati e Lucio Pelição Dias.

Durante o evento foram exibidos vídeos de boa-vindas do reitor do Ifes, professor Denio Rebello Arantes; e da diretora do Cefor, professora Vanessa Battestin Nunes. Em seu pronunciamento, a diretora ressaltou a importância do ensino a distância e as responsabilidades dos educandos quanto a essa modalidade de ensino. Também houve a declaração das professoras Marize Passos e Isaura  Nobre. As docentes explicaram pontos centrais do curso, a exemplo do caráter interdisciplinar que ele apresenta. Relataram ainda o objetivo geral do curso e a dinâmica de trabalho que será desenvolvida ao longo do mesmo.

Após os pronunciamentos foi proferida a palestra “Educação e Tecnologia de Informação: Novos Desafios e Oportunidades”, ministrada pelo tutor presencial Fábio Luiz Bigati. O tutor interagiu com os cursistas abordando pontos importantes sobre a Educação e a relação com a informática no processo de ensino aprendizagem. Além da palestra, os alunos tiveram a dinâmica “A Dança dos Naipes”, conduzida pela professora do Cefor e orientadora de TCF, Rutineli da Penha Favero.

Alunos   CoordenadoraDeTCFRutinelliDaPenhaFavero

PalestraProfessorMestreFabioLuizBigati   Equipe