Segundo dia do IV Concefor debate a importância da matemática
O segundo dia do IV Concefor - Congresso Regional de Formação e Educação a Distância (11 de agosto) contou com várias atividades e temas acadêmicos, com destaque para o papel da matemática na Educação.
Pela manhã, a professora doutora Yuriko Yamamoto Baldin (UFSCar) ministrou a palestra “O Papel da Lesson Study (Pesquisa de Aula) nas Tendências Recentes da Pesquisa sobre Formação de Professores”. Yuriko discorreu a respeito do marco teórico da Metodologia de Pesquisa de Aula, desde a implantação no Japão às mudanças ocorridas após a revolução Meiji, fazendo um paralelo com a sua aplicação atualmente, focada na Lesson Study da Matemática.
Durante a tarde a professora, juntamente com os docentes Julia Schaetzle Wrobel (Ufes) e Sidnei Quezada (Cefor/Ifes), compuseram a mesa redonda com o tema “Formação inicial e continuada de professores”, sob a mediação da professora doutora Maria Auxiliadora Vilela Paiva (Cefor/Ifes), na qual debateram a importância do ensino da matemática na rede pública e no ensino superior.
Para a professora Yuriko Yamamoto, a matemática é a mesma, mas os avanços são diferentes, e ressaltou as necessidades de um currículo de licenciatura que prepare o professor de matemática para a educação do século XXI.
Já a professora Julia Schaetzle apresentou dois projetos de formação continuada desenvolvidos com docentes do município de Serra, os quais contam com a participação do Cefor.
Além da palestra e da mesa redonda, os participantes do evento assistiram às apresentações orais dos artigos aprovados e compartilharam experiências nos Grupos de Trabalho (Gts).
Veja algumas fotos do que aconteceu no segundo dia do IV Concefor:
Redes Sociais