Abertura do IV Concefor é marcada por música, palestra e lançamento de ebook
Na noite desta quinta-feira, 11 de agosto, aconteceu a abertura do IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância - Concefor, no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância. A realização do evento visa atender ao crescente interesse da comunidade científica e acadêmica pelos temas relacionados à formação de profissionais da Educação, em geral, e também da Educação a Distância. Este é um evento que também marca o aniversário de 11 anos do Cefor.
Em números, o IV Concefor recebeu 266 inscrições de pessoas do Espírito Santo e também de outros estados. Foram submetidos 91 artigos, que culminaram na aprovação de 58 deles. De abrangência regional, o Concefor tende a ser ampliado a cada ano com participações de outros estados e países.
A abertura do evento contou com a participação da Banda da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, que apresentou um repertório de grandes clássicos e sucessos da música popular brasileira, passando por Aquarela do Brasil, um especial de Djavan, um pout-pourri de músicas de Michael Jackson e outro de músicas pop americanas.
A mesa de abertura foi composta pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, Márcio Almeida Có, representando o Reitor Dênio Rebello; o Diretor de Ensino Técnico, José Aguilar Pilon; o Coordenador Geral de Ações de Extensão, Humberto Henrique Brotto e a Coordenadora Geral de Pesquisa e Extensão do Cefor, Maria Alice de Souza, representando a diretora Vanessa Batesttin Nunes, que não pode estar presente em virtude da reunião no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em Brasília.
A solenidade de abertura contou com a participação de três intérpretes da Língua Brasileira de Sinais: Gabriel Silva Nascimento, Eliezer Willian Simões Xavier e Philipe Domingos.
O Diretor de Ensino Técnico, José Aguilar, ressaltou que a instituição conta com uma equipe preparada e dedicada à educação a distância e elogiou o lançamento do livro digital “Incluir é possível: desmitificando barreiras no processo de ensino-aprendizagem”.
Já o Coordenador Geral de Ações de Extensão, Humberto Henrique Brotto, reconheceu o esforço do Cefor para alcançar todo o estado estabelecendo parcerias com entidades e órgãos para melhorar a metodologia de ensino focada em resultados.
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, Márcio Có, encerrou os pronunciamentos parabenizando a equipe organizadora pela programação técnica e cultural, e pela relevância do tema escolhido para o processo de formação dos professores: “Interconexões entre Educação e Tecnologias”. Destacou também a contribuição do Cefor para a oferta de cursos de Pós-graduação e como referência em Educação a Distância.
A professora doutora Maria Lucia Fernandes Carneiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentou em palestra uma reflexão sobre a relação entre a tecnologia e a educação a distância, bem como o uso de dispositivos pedagógicos em sala de aula como ferramentas dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem. Provocando um repensar sobre a Educação a Distância a partir de uma retrospectiva do crescimento da Ead e a importância da distância transacional.
Para encerrar a noite, houve o lançamento do primeiro ebook acessível produzido pelo Cefor, com título “Incluir é possível: desmitificando barreiras no processo de ensino-aprendizagem”. O livro digital foi organizado pelas professoras Danielli Sondermann, Andreia Lins e Yvina Baldo e é uma produção e divulgação do Grupo de Pesquisa e Estudos em Design Educacional e Inclusão (Gedi) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat).
Redes Sociais