Página inicial > Notícias > Projeto de Pesquisa do Cefor dá origem ao PCodigo II: sistema de diagnóstico da aprendizagem de programação por métricas de software

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 14h48 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2017, 14h49

O sistema foi criado pela equipe de Iniciação Científica do Ifes sob a coordenação das professoras do Cefor: Márcia Oliveira e Mariella Andrade.

O Sistema PCodigo II é resultado do projeto Análise da Aprendizagem de Programação por Tecnologias de Reconhecimento de Padrões, vinculado ao grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas do Centro de Referência em formação e em Educação a Distância – Cefor.

O PCodigo II é um sistema de "Raio-X" da Aprendizagem de Programação utilizado para diagnóstico de dificuldades de aprendizagem de programação, boas práticas de programação e plágios de códigos-fontes. Para realizar esse diagnóstico clínico e multidimensional, o sistema utiliza 328 métricas de software. Através dos mapas de visualização do PCOdigo II é possível o professor analisar e comparar rapidamente as soluções de programação dos exercícios de seus alunos e obter inclusive informações de plágios.

As tecnologias do PCodigo II estão sendo experimentadas no curso de Programação C Essencial e Avançada, ofertado pelo Ifes e coordenado pelas professoras Marcia Oliveira e Mariella Andrade. Fazem parte ainda da equipe desenvolvedora do projeto, os alunos do grupo de Iniciação Científica do Ifes e da Ufes: Helen França, Mônica Ferreira, Anne Caroline, Lucas Erlacher, Elias Oliveira, Leonardo Reblin (Ufes) e o desenvolvedor Adler Neves.

Para a professora Márcia Oliveira, a ideia de se utilizar métricas de software na representação de perfis de estudantes de programação surgiu a partir da necessidade de quantificar o trabalho de programação, para que “variáveis indicassem, por exemplo: o esforço de programação, complexidade de código, número de variáveis, número de linhas de código, eficiência e número de funções”.

P1000137 2

Legenda: da esquerda para a direita: professora Mariella Berger; as alunas Anne Caroline Silva, Helen França Medeiros e Mônica Ferreira Silva; professora Márcia Gonçalves; e os alunos Lucas Erlacher e Leonardo Lel Reblin (Ufes).