Página inicial > Notícias > Grupo de Pesquisa do Cefor promove cursos de extensão para professores do ensino fundamental

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 13h58 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2017, 13h58

Direcionado para os professores do ensino fundamental do município de Cariacica, o Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEPEM-ES), do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), realizará nesta terça-feira, dia 20 de junho, a aula inaugural de dois cursos de extensão.

Sob a coordenação da professora Maria Auxiliadora Vilela Paiva, será ministrado o curso “Saberes docentes sobre álgebra para os professores do ensino fundamental”. E, pelo professor Alex Jordani, o curso “Tecnologias digitais para professores do ensino fundamental”.

Os cursos são a distância, porém terão seis encontros presenciais, entre junho e setembro de 2017, totalizando 80 horas. A ação do GEPEM-ES envolve alunos de graduação, bolsistas e alunos do Programa de Mestrado Educimat, os quais participarão como monitores e debatedores nos cursos.

Segundo a professora Maria Auxliadora “o objetivo dos cursos para os professores do ensino fundamental é, por meio desta intervenção pedagógica, contribuir para a construção de saberes de conteúdo matemático e da prática pedagógica”. Já para os alunos do Cefor envolvidos, estes cursos contribuirão para sua formação acadêmica e profissional.

Intervenção pedagógica no curso de Licenciatura em Matemática

Entre as ações do GEPEM-ES, a líder do grupo de pesquisa Maria Auxiliadora Vilela Paiva, juntamente com seu aluno de mestrado Nelson Cade, desenvolve um projeto de pesquisa por meio de uma Intervenção Pedagógica no curso de Licenciatura em Matemática do Ifes campus Vitória. Nesse momento, a intervenção ocorre na disciplina Teoria dos Números, do 5º período da graduação da Matemática.

O objetivo do projeto é trabalhar a ligação entre os saberes científicos e escolares na formação inicial de forma a contribuir para que os alunos, futuros professores, reflitam sobre a aproximação desses saberes tão importantes para a prática docente, e, consequentemente para o ensino e aprendizagem da Matemática.