Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cefor participa da campanha #PraCegoVer
Início do conteúdo da página

Cefor participa da campanha #PraCegoVer

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 14h54 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Campanha PraCegoVer site

 

Audiodescrição do Banner: 

Imagem composta de dois retângulos na horizontal: um retângulo preto acima e outro branco abaixo. No retângulo preto, em letras brancas, está a frase: “Seu mundo tem volume, forma e cor?”. Logo abaixo, em letras laranjas, está a frase “O deles também”. No retângulo branco, está o logo do projeto #PraCegoVer: um emoji irônico, na cor amarela, usando óculos “Turn down for what”, acompanhado do nome do projeto em letras brancas e contorno preto.

 

O projeto #PraCegoVer tem o objetivo de disseminar a cultura da acessibilidade nas redes sociais e tem por princípio a Audiodescrição de imagens para apreciação das pessoas com deficiência visual.

A Audiodescrição é uma tradução que consiste em transformar imagens em palavras, obedecendo a critérios de acessibilidade, respeitando as características do público a que se destina. É produzida, principalmente, para pessoas com deficiência visual, mas tem beneficiado outras como as com dislexia, deficiência intelectual ou com déficit de atenção, por exemplo.

Atualmente, milhares de pessoas cegas usam o Facebook com auxílio de programas leitores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo dos sites. Contudo, as imagens necessitam ser descritas, para que os leitores consigam transmiti-las às pessoas com deficiência visual.

O Cefor apoia inciativas como essas e aderiu a campanha #PraCegoVer. De acordo com a idealizadora, o projeto “carrega em si o princípio de que a cegueira às vezes está nos olhos de quem enxerga. Ele existe para o cego que não enxerga a imagem e para o vidente que não enxerga o cego. É uma provocação, um chamamento para as pessoas se enxergarem mais, saírem de suas zonas de conforto e perceberem que podem fazer acessibilidade, mesmo que seja uma breve descrição de uma imagem na internet.”. Você também pode participar, veja como:

 

Como participar?

O desafio nesse momento é atrair pessoas para descrever uma imagem por semana, toda quarta-feira: https://www.facebook.com/PraCegoVer/posts/434114996619016.

Inicialmente, as pessoas devem colocar a hashtag #PraCegoVer e anunciar o tipo de imagem: fotografia, cartum, tirinha, ilustração. Descreva da esquerda para a direita, de cima para baixo (a ordem natural de escrita e leitura ocidental) e informe as cores, por exemplo: fotografia em tons de cinza, em tons de sépia, em branco e preto ou fotografia colorida. Use períodos curtos para descrever os elementos mais relevantes, contextualizando a cena até chegar ao clímax, o ponto chave da imagem. De modo objetivo, descreva os elementos de um determinado ponto da foto e só depois passe para o próximo ponto, criando uma sequência lógica.

 

Conheça mais:

Audiodescrição Transformando Imagens em Palavras

Diretrizes para Áudio-descrição e Código de Conduta Profissional para áudio-descritores Baseados no Treinamento e Capacitação de Áudiodescritores e Formadores dos Estados Unidos 2007-2008 

registrado em:
Fim do conteúdo da página