Página inicial > Notícias > Curso de Alfabetização Científica: encontro com paneleiras, aula de campo no manguezal e no Parque do Mulembá

Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2016, 16h20 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

O Curso de Formação de agentes socioambientais locais do projeto de extensão "Alfabetização Científica no contexto da Cidadania Socioambiental na cidade de Vitória/ACSS" se trata de um projeto de extensão que dialoga com a pesquisa e faz parte de um Termo de Cooperação Técnica entre IFES/PMV e SECTTI. O curso tem como objetivo formar eco-educadores para territórios sustentáveis no âmbito da Educação Formal e Não Formal, ou seja, estabelecer diálogos entre as escolas e o território onde a escola se insere.

Para 2016 foram programadas uma série de oficinas a serem realizadas na cidade de Vitória, sendo 3 delas para o período 2016/1. No total, estão planejadas nove oficinas temáticas a serem realizadas em Vitória/ES durante o curso de Formação de agentes socioambientais locais, cujo objetivo é despertar e construir sentimento de pertença ao território vivido.

As duas últimas oficinas realizadas nos dias 17 de setembro e 22 de outubro se complementam. Isto é, no dia 17/09 aconteceu a oficina intitulada “Manguezal: território de lutas e de vida” no manguezal da Ufes. Neste encontro, os participantes foram presenteados com uma Roda de Conversa, antes da aula de campo, com as paneleiras Elizete Salles (87) e Jenette Alves Rodrigues (77) e a mestre em história, coordenadora da Banda de Congo Panela de Barro e também paneleira, Jamilda Bento. No manguezal, a mediação ficou por conta das professoras da rede municipal de Vitória e pesquisadoras do Educimat/Ifes, Therezinha Lovat e Maria Luiza Marques.

Em continuidade ao tema, a oficina “Em que barro você pisa?” aconteceu no último sábado, dia 22 de outubro. Separada em dois momentos, teve como ponto de partida a EMEF Professor Vercenilio da Silva Pascoal, no bairro Joana D'arc. Os participantes do curso realizaram uma apresentação com a temática do mangue, além da fala de representantes da comunidade dos bairros Joana D'arc e Resistência. O segundo momento foi a visita ao Parque Natural Municipal Vale do Mulembá. Os ali presentes puderam observar a extração do barro que é utilizado na produção da panela de barro e a extensão natural do parque.

Como o curso se trata de um projeto de extensão que dialoga com a pesquisa, até final de 2017, teremos três dissertações de mestrado já defendidas com seus referidos produtos. No início de 2018 serão mais oito dissertações, muitas delas com contribuições nas políticas de educação e de sustentabilidade, via educação ambiental na gestão pública.

Foto1: Roda de Conversa com Paneleiras.

Roda de Conversa com Paneleiras

Foto2: Aula de Campo no mangue da Ufes.

Aula de Campo no mangue da Ufes

Fotos 3 e 4: Comunidade transforma ponto viciado de lixo em jardim.

Comunidade transforma ponto viciado de lixo em jardim

Cursistas observam o jardim comunitário

Foto5: Cursistas acompanham retirada do Barro.

Cursistas acompanham retirada do Barro