Página inicial > Notícias > Guia rápido: Explore o novo site do Cefor

Guia rápido: Explore o novo site do Cefor

Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 10h37 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Índice de Artigos

O site do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi reformulado e traz várias novidades para os seus usuários. O portal segue agora o modelo padrão do governo federal, que busca alinhar as informações para otimizar a comunicação com o cidadão. As alterações foram feitas para facilitar o acesso às informações e também para permitir o uso de dispositivos móveis – como smartphones e tablets – na navegação.

Clique nas abas para visualizar as principais novidades e funcionalidades do novo site do Ifes:

O acesso a sua sala virtual no AVA - Moodle, pode ocorrer por dois caminhos. Tanto no menu Portal Cefor, quanto por meio do banner localizado na área central do site do Cefor, conforme imagem abaixo.

Ambientes Virtuais 1

Na próxima página, você deverá clicar no banner Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Moodle.

Ambientes Virtuais 2

Você será redirecionado para a página onde deverá fazer o login de acesso no campo determinado e identificado nas duas imagens a seguir.

Ambientes Virtuais 3

Ambientes Virtuais 4

Filtros para buscar processos seletivos

Ao clicar no botão “Processos Seletivos”– dentro do menu “Portal Ifes”, do lado esquerdo da página inicial – o usuário é redirecionado para uma página com todos os editais para seleção de alunos, bolsistas Pronatec, servidores, tutores e professores substitutos. Os documentos são ordenados de acordo com a data de sua última modificação, ou seja, quando é publicado qualquer resultado referente àquela seleção, ela sobe de posição na lista.

Para facilitar a busca, o usuário pode usar os filtros que aparecem logo acima dessa lista. Lá, deve selecionar o tipo de edital, o campus e a situação da seleção (se está aberta, encerrada, suspensa ou em andamento). Também é possível fazer a busca por termo, utilizando alguma palavra do título do processo seletivo.

processos seletivos 1

guia novidades site 05

Informações sobre cursos

Dentro do menu “Portal Cefor”, do lado esquerdo da página inicial, o usuário do site encontra o botão “Cursos”. Clicando ali, ele terá acesso a informações sobre os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação que o Cefor oferece e apoia. São oferecidas listas com todos os cursos. Para obter mais detalhes de algum curso específico, basta clicar sobre o nome.

cursos 1

cursos 2

Área de acesso direto na capa do site

Ainda com o propósito de facilitar o acesso às informações mais buscadas no portal institucional, foram colocados na capa do site seis acessos imediatos. O “Processo Seletivo” direciona para os editais para ingresso em cursos da instituição; “Cursos” leva para a página de navegação sobre os cursos; “Polos” redireciona para uma página onde é possível obter informações sobre a localização e cursos em cada polo de apoio; “Ambientes Virtuais de Aprendizagem” leva à página onde terá acesso a sua sala virtual no ambiente virtual de aprendizagem - Moodle; “Sistema Acadêmido” abre o site do sistema acadêmico; e “Capes Periódicos” redireciona para o site de Periódicos da Capes.

area de acesso rapido

Navegação por perfil

Na coluna de menus que fica do lado esquerdo no site, o usuário encontra a possibilidade de “Navegar por perfil”. Ali, pode selecionar os botões: aluno, caso seja aluno da instituição; servidor, caso faça parte do quadro de funcionários do Ifes; e comunidade, caso faça parte da comunidade externa à instituição.

Ao clicar, o usuário do site é direcionado a uma página que contém uma lista de links relevantes para o seu perfil. A ideia é facilitar o acesso às informações mais procuradas por cada tipo de usuário que navega na página.

navegar por perfil

Área de Serviços

Menu superior de acesso rápido a outras funcionalidades como: " Contato" que informa o endereço e telefones do Cefor; "Perguntas frequêntes" abre uma página com respostas para dúvidas recorrentes sobre processos seletivos e educação a distância; " Catálogo de serviços" disponibiliza os serviços oferecidos pelos setores do Cefor; "Acesso a sistemas" disponibiliza o acesso aos principais sistemas instituicionais e "Comunicação" que te direciona à página de comunição institucional do Ifes.

area de servicos