Ex-ministro da Educação destaca importância da EaD para desenvolvimento do país
A Educação a Distância (EAD) é um recurso importante para atender a grandes contingentes de alunos de forma efetiva e sem riscos de reduzir a qualidade do ensino. E o Brasil está numa fase de consolidação da EAD, principalmente no Ensino Superior com crescimento expressivo e sustentado. Prova disso são os dados do Ministério da Educação que mostram que um em cada cinco novos alunos de graduação no país ingressa em um curso a distância. Ou seja, cerca de 20% dos universitários estudam entre aulas na internet e em polos presenciais.
O número comprova o avanço da Educação a Distância, mas a modalidade ainda sofre ressalvas. Um dado que pode explicar a falta de conhecimento é que somente nas últimas décadas - embora seja praticada desde o século 19 - passou a fazer parte das atenções, evoluindo com o emprego de modernas tecnologias e conseguindo atingir um público maior. O grande impulso para o crescimento do modelo semipresencial foi dado pelo governo com a criação da Universidade Aberta do Brasil em 2005.
A instituição tem 180 mil vagas em cursos superiores oferecidos em parceria com universidades federais. As aulas são dadas parte em ambiente virtual, através da internet ou de programas de TV, e parte no formato presencial. Em entrevista à TIC Educação, Carlos Alberto Chiarelli, ex-ministro da Educação e presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância, disse que, atualmente, não há como negar a importância do ensino a distância para o desenvolvimento social previsto na Constituição Federal. Segundo Chiarelli, a versatilidade e a capacidade de inclusão do método são alguns dos principais pilares que garantem sua afirmação.
TIC - Dados do MEC mostram que um em cada
cinco novos alunos de graduação no país ingressa em um curso a
distância. O que esse número representa para a modalidade?
Carlos
Alberto Chiarelli - A notícia de que um em cada cinco novos
alunos de graduação do país ingressa em cursos a distância já
mostra a importância dessa modalidade, significando passo expressivo
para a evolução da educação brasileira. Em um país como o nosso,
que tinha como objetivo ter 30% da população jovem nas
universidades e só possui 19%, é um absurdo não se ter a
consciência sobre a importância do Ensino a Distância, que ajuda
efetivamente a preencher esta lacuna e tirar essa danosa
diferença.
TIC - Os números indicam um rápido avanço da
EAD, mas a modalidade é pouco conhecida pela maioria da população
e ainda enfrenta resistências. Por quê?
Carlos Alberto
Chiarelli - Uma vez li uma frase sobre EAD que me chamou atenção:
A mentalidade conservadora das pessoas é um entrave para o
desenvolvimento do Brasil. A discriminação do Ensino a Distância é
um exemplo. Tive de concordar. Em um país onde o número de alunos
matriculados na escola caiu 1,2% em 2008, em comparação com 2007,
segundo o último censo escolar da educação básica, ir contra os
benefícios dessa metodologia (EAD) é não priorizar os avanços
necessários para o Brasil se tornar desenvolvido. Idéias errôneas
sobre a Educação a Distância, muitas vezes, atrapalham a percepção
de como este método pode ser eficaz para o ensino brasileiro.
Importante salientar que o impulso da EAD está diretamente vinculado
à inovação tecnológica, que a faz muito mais acessível e muito
mais abrangente.
TIC A resistência ao ensino a distância
pode ser um entrave para o desenvolvimento do Brasil?
Carlos
Alberto Chiarelli - Se a EAD é uma forma de qualificar e alargar
o processo educacional, obviamente não utilizá-la é perder um
instrumento contemporâneo e valioso para auxiliar na alavancagem
nacional. Além disso, a metodologia consegue, em um país como o
Brasil, de proporções geográficas gigantes, contribuir para a
redução das desigualdades sociais e regionais, bem como para a
promoção do bem comum, sem preconceito de raça, sexo, cor, idade e
quaisquer outras formas de discriminação.
TIC De que
forma a EAD pode democratizar o acesso à educação?
Carlos
Alberto Chiarelli - A democratização do ensino está sendo
possível, em grande parte, graças a ela. Estudo publicado pelo
governo norte-americano concluiu que recursos de aprendizagem on-line
uma das ferramentas da EAD - constituem, muitas vezes, uma maneira
mais eficiente de aprender do que a oferecida pelo ensino
tradicional. Não estou a dizer que um determinado tipo de
aprendizado é melhor que o outro. O que defendo é a eficácia do
Ensino a Distância e o seu alcance. Pais e professores podem
utilizar a EAD como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, fazendo
uma mescla de aulas presenciais e virtuais. Outro ponto: quem não
pode cursar uma universidade, seja pelo ônus financeiro,
disponibilidade física ou distância, pode contar com a EAD para
avançar nos estudos e ter, além dos materiais, interação de
professores presentes nos pólos e ferramentas, como a internet, para
auxiliar nos estudos.
Fonte: http://www.ead.fiocruz.br/noticias/
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