Página inicial > Notícias > Avaliação Docente

Avaliação Docente

Criado: Segunda, 30 de Novembro de 2015, 13h29 | Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2015, 13h29 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Informações importantes :

1 - Período letivo de avaliação: 2015

2 - Período de aplicação do questionário: 04 a 12/12/2015

3 - Disciplinas a serem avaliadas: Design e Elaboração de Material Digital e Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso I

4 - Local de avaliação: Sistema Acadêmico Web – questionários  - Avaliação Cefor 2015.

5 - Orientações para uma avaliação efetiva

A avaliação do docente, baseada no feedback do aluno, representa um instrumento construtivo de verificação, acompanhamento e conhecimento da qualidade de ensino oferecido no Ifes. Visa dar ao docente e aos gestores da instituição subsídios para o aperfeiçoamento contínuo do processo ensino-aprendizagem sobre a atuação do professor.

O questionário de avaliação pretende avaliar alguns indispensáveis da prática docente, tais como: didática, conteúdo, planejamento, avaliação e relacionamento.

Aluno -  avalie o seu professor pensando em seu desempenho em cada item solicitado atribuindo-lhe grau máximo ou mínimo em todos os itens. O aluno deve demonstrar, em cada item, a sua visão da performance do professor, pois este precisa e quer receber um feedback do aluno.

Não considere a questão pessoal. Não avalie o professor apenas com o sentimento de GOSTO ou NÃO GOSTO. Considere que mesmo o ótimo professor tem algo a ser aperfeiçoado e também o professor com desempenho abaixo do esperado tem algum ponto positivo.

6 - Informações sobre o uso do item 11: Observações, sugestões e críticas.

- O item 11 - Observações, sugestões e críticas é um espaço para o aluno apresentar sua opinião de forma dissertativa e complementar aos itens avaliados sua percepção acerca da atuação pedagógica dos docentes em relação ao desenvolvimento dos cursos.

- Os comentários e sugestões prestados pelo aluno são extremamente importantes ao docente e aos gestores da instituição. Os comentários prestados neste item são sigilosos, não sendo identificado o autor, porém, não é espaço para ofensas pessoais ou denúncias infundadas.

- O elogio é importante para o docente, por lhe mostrar que está no caminho certo, mas também é possível apontar falhas na sua atuação, sem no entanto, ofender ou denegrir a sua imagem, mostrando com maturidade e responsabilidade o que este pode melhorar na sua atuação.