Página inicial > Notícias > Cerimônia de encerramento do curso de Complementação Pedagógica

Cerimônia de encerramento do curso de Complementação Pedagógica

Criado: Terça, 08 de Março de 2016, 13h55 | Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 13h55 | Última atualização em Quinta, 11 de Maio de 2017, 16h25

Aconteceu no último sábado, dia 05 de março de 2016, no auditório do Campus Piúma, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a cerimônia de encerramento da primeira oferta do curso de Complementação Pedagógica na modalidade a distância fomentado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Mais de 150 pessoas estiveram presentes no evento, entre formandos e seus convidados, professores, tutores, coordenadores dos polos, direção do campus, equipe de coordenação do curso e a coordenadora UAB, que também representava o Cefor e a Pró-reitoria de ensino do Ifes.

O curso de Complementação Pedagógica, oferecido pelo Ifes em parceria com a UAB, coordenado pela Profª. Celi Maria de Souza, contemplou nesta primeira oferta as habilitações em Matemática, Física, Química, Biologia e Letras. Este programa especial de formação pedagógica visa a suprir a falta de professores habilitados, visto que em muitas disciplinas e localidades ainda há uma grande carência de licenciados. Desta forma, consciente de sua responsabilidade com a formação docente, esta instituição teve a honra de poder contribuir, por meio deste curso, para a formação de um professor habilitado a conduzir o processo de ensino-aprendizagem de forma mais efetiva, com práticas pedagógicas que atendam às necessidades de formação de cidadãos para a sociedade contemporânea.

O curso de Complementação Pedagógica possui a maior demanda entre os professores da rede pública, conforme dados do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (FEPAD). A diretora-geral do campus Piúma, Cláudia da Silva Ferreira, reforçou a importância deste curso, que possui mais de 1.000 pessoas cadastradas, solicitando uma segunda oferta, entretanto, conforme a coordenadora da UAB Danielli Veiga Carneiro Sondermann informou, esta nova oferta depende da aprovação do edital de nº 75/2014, que, dado o cenário econômico atual, ainda encontra-se suspenso por decisão da Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

A oferta do curso de Complementação Pedagógica aconteceu em seis polos de apoio presencial: Aracruz, Domingos Martins, Ecoporanga, Iúna, Piúma e Vargem Alta. Na cerimônia estavam presentes os seguintes coordenadores de polo: Castorina do Nascimento Calenzani, Fábio Scaramussa e Maria Regina Fardim Tristão.

Formandos de Complementação Pedagógica Fonte: Campus Piúma

Mesa de Abertura Fonte: Campus Piúma