Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos > Cursos > Graduação > Engenharia de Minas
Início do conteúdo da página

Engenharia de Minas

O curso de Bacharelado em Engenharia de Minas busca formar profissionais para desenvolver atividades em todas as fases da produção mineral.

Perfil do Profissional

Profissionais aptos a buscar os recursos minerais; empreender o planejamento e a supervisão da retirada de minérios do meio ambiente, por meio da diversidade de técnicas existentes ou da criação de técnicas próprias; preparar o material retirado, catalisando a parte com valor econômico da que não possui valor agregado; e organizar processos capazes de recuperar a área minerada, transformando o meio ambiente em espaço propício para outras atividades econômicas ou para ocupação, pelo homem.

Área de Atuação

O engenheiro de Minas está habilitado a desenvolver atividades em todas as fases da produção mineral, atuando na prospecção de novas jazidas, no planejamento e desenvolvimento de lavra, no beneficiamento de minérios, buscando sempre a minimização dos impactos ambientais dessas atividades. Atua também no setor de petróleo e gás natural, podendo trabalhar tanto no planejamento (prospecção e quantificação de reservas) quanto nas etapas de extração/produção.

Campus em que o curso é ofertado

Campus Cachoeiro de Itapemirim

Modalidade Presencial

Turno Integral 

Duração 5 anos

Quantidade de vagas 40 por ano

Ato de autorização Resolução CS nº 03/2009, de 1º/12/2009

Ato de reconhecimento Portaria nº 309, de 28/04/2015, DOU nº 80, Seção 1, folha nº 33, 29/04/2015

Projeto do curso 

Avaliação - MEC 

Contato da Coordenadoria do Curso 28 3526-9006

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página