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Formação em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2025, 08h17 | Última atualização em Sexta, 17 de Janeiro de 2025, 11h56

Descrição do curso:

Em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), por meio do Programa de Formação Continuada de Professores em Educação Especial, o curso Formação Inicial e Continuada em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva visa formar professores da Educação Básica que atuem em salas de aula comuns para desenvolverem concepções e trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, de modo a atender ao coletivo e às singularidades dos estudantes.

Público-alvo:

Professores da Educação Básica (pública e privada).

Pré-requisitos para participação no curso:

  • Ter acesso a computador com internet. O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador.
  • Disponibilidade para participar de encontros e/ou avaliações presenciais realizadas nos polos de apoio presencial.

Polos:

Disponíveis no edital do processo seletivo (abre em outra janela).

Número de vagas:

Conforme edital do processo seletivo (abre em outra janela).

Duração do curso:

3 meses

Carga horária:

120 horas

Componente(s) curricular(es):

  • Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva (30h)
  • Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação da Inclusiva (30h)
  • Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas (30h)
  • Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola (30h)

Metodologia:

O curso será ofertado na modalidade a distância, realizado em atividades síncronas e assíncronas utilizando o Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem (AVACAPES), incluindo a elaboração do trabalho final do curso. 

O curso será organizado de forma modular, sendo estruturado com conteúdos comuns a todos os cursistas. A semana de estudo dos estudantes compreende a realização e participação em diferentes atividades em cada módulo.

Processo de avaliação:

O acompanhamento e a avaliação do desenvolvimento do curso é realizado pelas instituições selecionadas via edital público e pela equipe de consultores da CAPES.

Coordenador(a):

Ainda em processo de seleção

Contato:

Em breve

Documento(s) importante(s):

  • Projeto Pedagógico - aprovado em 2024 (Em breve)
  • Calendário - 2025/1º semestre (Em breve)

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