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Aperfeiçoamento em Gestão em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Publicado: Terça, 14 de Janeiro de 2025, 11h03 | Última atualização em Terça, 14 de Janeiro de 2025, 11h52

Descrição do curso:

Em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), por meio do Programa de Formação Continuada de Professores em Educação Especial, o curso de Aperfeiçoamento em Gestão em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva aborda temas, conhecimentos e práticas que favoreçam os processos de ingresso, permanência e sucesso dos alunos da educação especial em todos os níveis de ensino, com o propósito de formar profissionais, sobretudo gestores, para que compreendam os aspectos legais, teóricos e práticos das ações inclusivas no cenário educacional brasileiro. Assim, o curso busca fomentar discussões que viabilizem ações e práticas educativas voltadas para o público da educação especial.

Público-alvo:

Prioritariamente, o curso destina-se a diretores de escolas, gestores das secretarias municipais e estaduais de educação e coordenadores pedagógicos.

Professores em atividade nas redes pública e privada também podem se inscrever no processo seletivo para composição de lista de cadastro de reserva, caso não sejam preenchidas as vagas pelo público alvo prioritário, após esgotadas as listas de suplência.

Pré-requisitos para participação no curso:

  • Ter acesso a computador com internet. O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador.
  • Disponibilidade para participar de encontros e/ou avaliações presenciais realizadas nos polos de apoio presencial.

Polos:

Disponíveis no edital do processo seletivo (abre em outra janela).

Número de vagas:

Conforme edital do processo seletivo (abre em outra janela).

Duração do curso:

4 meses

Carga horária:

180 horas

Componente(s) curricular(es):

  • Fundamentos da Educação Inclusiva e Legislação (60h)
  • Gestão Escolar Inclusiva (60h)
  • Práticas Pedagógicas Inclusivas: currículo, acessibilidade e atendimento educacional especializado (60h)

Metodologia:

O curso é desenvolvido totalmente à distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de recursos e atividades síncronas e assíncronas. São exploradas leituras indicadas, participação nos fóruns de discussão, atividades dirigidas à distância, relatos de experiência, planejamento de aulas com uso de tecnologias, elaboração de um projeto de intervenção. Nos encontros síncronos online serão realizadas atividades como apresentação de trabalhos e debates dos temas das disciplinas.

A metodologia de aula será fundamentada na interação e na participação nas atividades propostas no AVA. O principal interlocutor desse processo formativo será o professor responsável pela disciplina. O atendimento ao aluno será por meio do AVA, com prazo máximo de resposta de 24 horas, com exceção dos sábados, domingos e feriados previstos no calendário acadêmico.

Processo de avaliação:

O processo avaliativo de cada componente curricular será realizado de forma processual com caráter diagnóstico e formativo, planejado pelo docente responsável, executado pelo professor mediador a distância e expresso mediante os critérios estabelecidos no Regulamento do Curso.

Serão considerados aprovados em cada componente curricular os discentes avaliados com média igual ou superior a 60 pontos (em uma escala de 0 a 100 pontos). Os critérios de aprovação incluem o desempenho satisfatório nas atividades avaliativas, cuja aprovação acontece pelo cumprimento de, no mínimo, 60 (sessenta) pontos, numa escala de zero a cem pontos.

Para fins de recuperação do resultado final das disciplinas, o aluno poderá ser submetido a um período de recuperação, definido pelo professor, com acompanhamento do Professor Mediador, dentro da previsão de fechamento das pautas, conforme calendário acadêmico.

Vale ressaltar que, conforme o Regulamento da Organização Didática dos Cursos de Pós-Graduação de Formação Continuada e Stricto Sensu do Ifes, no Art. 64, que os Cursos de Pós-Graduação Aperfeiçoamento não possuem TFC devido à sua natureza, carga horária e duração.

Coordenador(a):

Sanandreia Torezani Perinni

Contato:

educespecial.cefor@ifes.edu.br

Documento(s) importante(s):

  • Ato de Autorização (em breve)
  • Projeto Pedagógico - aprovado em 2024 (em breve)
  • Calendário - 2025/1º semestre (em breve)

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