CPA - Comissão Própria de Avaliação Institucional
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CSA - Comissão Setorial de Avaliação Institucional
As CSAI foram criadas para colaborar na condução da Autoavaliação Institucional em cada Campus do Ifes, onde desenvolvem as atividades juntamente com a CPA. As CSAIs têm a finalidade de implementar e acompanhar as atividades inerentes ao processo de auto avaliação do seu respectivo Campus.
O processo de autoavaliação e a sua importância
O processo de autoavaliação institucional do Ifes constitui-se numa proposta de avaliação global, integrada e sistemática, utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.
A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que reflitam, sem mascaramento, a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de todos seja levada às instâncias decisórias e que essas opiniões subsidiem de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.
Relatório de Ações, Resultados e Planejamento da Gestão Acadêmico Administrativa (RAPA)
O Relatório de Ações, Resultados e Planejamento da Gestão Acadêmico Administrativa (RAPA) faz parte do processo de análise, acompanhamento e divulgação dos resultados da Autoavaliação Institucional do Ifes. Tais procedimentos são realizados de acordo com as Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior para os cursos superiores, que está em conformidade com a Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – SINAES.
Os acompanhamentos dos RAPA serão realizados comparando os resultados das avaliações de um dado ano com aqueles do ano imediatamente posterior. Dessa forma, se uma fragilidade apontada numa determinada avaliação volta aparecer no ano seguinte, evidencia-se que os planejamentos previstos nos RAPA revelaram-se ineficazes, demandando a elaboração de novos planos. O balanço crítico de todo o processo permitirá tanto a CPA quanto o Ifes replanejar e/ou planejar ações futuras.
Funções da Comissão Setorial de Avaliação Institucional
- Coordenar o processo de autoavaliação do Ifes;
- Planejar, organizar e orientar os trabalhos de autoavaliação;
- Organizar relatórios;
- Divulgar os dados consolidados à comunidade;
- Encaminhar relatório final ao MEC;
Categorias avaliadas no processo de Autovaliação Institucional
- A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;
- A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
- A responsabilidade social da Instituição;
- A comunicação com a sociedade;
- As políticas de pessoal e de carreiras do corpo docente e do técnico-administrativo;
- A organização e a gestão da Instituição;
- A infraestrutura física;
- O planejamento e a avaliação;
- As políticas de atendimento a estudantes;
- Sustentabilidade financeira;
Importância dos resultados da Autoavaliação Institucional
- Estabelecer estratégias de superação dos problemas;
- Aperfeiçoar a prática educativa;
- Introduzir melhorias na Instituição a partir da análise dos dados coletados;
- Aperfeiçoar a gestão;
- Reforçar a relação Instituição-Sociedade;
- Enviar relatório à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes contendo o resultado da autoavaliação institucional, que será referência para a avaliação externa realizada pelo MEC;
Composição da Comissão Setorial de Autoavaliação Institucional do Cefor
Corpo Técnico-administrativo
Titular: LUCIANO RODRIGUES VALIN;
Suplente: SIMONI PEREIRA DAS POSSES.
Corpo Docente
Titular: POLIANA DARÉ ZAMPIROLLI PIRES;
Suplente: DANIELLI VEIGA CARNEIRO SONDERMANN.
Corpo Discente
Titular: ATHYLA CAETANO;
Suplente: REGISSON DA SILVA.
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