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Especialização em Práticas Pedagógicas

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 08h25 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2025, 09h05

Descrição do curso:

O objetivo do curso de Especialização em Práticas Pedagógicas é proporcionar formação em docência, com competências e habilidades pedagógicas adquiridas por meio do aprofundamento teórico e prático sobre práticas pedagógicas, com foco na melhoria da qualidade da educação e no desenvolvimento do compromisso com a transformação social.

Público-alvo:

Bacharéis, licenciados ou tecnólogos em qualquer área do conhecimento.

Pré-requisitos para participação no curso:

  • Ter acesso a computador com internet. O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador.
  • Disponibilidade para participar de encontros e/ou avaliações síncronas, realizadas via webconferência.

Polos:

Se houver, estão disponíveis no edital do processo seletivo (abre em outra janela).

Número de vagas:

Conforme edital do processo seletivo (abre em outra janela).

Duração do curso:

12 meses

Carga horária:

480 horas

Componente(s) curricular(es):

  • Introdução às Práticas Pedagógicas e Ambientação AVA (60h)
  • Tendências Pedagógicas (60h)
  • Processos de Ensino e Aprendizagem (60h)
  • Práticas Pedagógicas (60h)
  • Tecnologias Educacionais (60h)
  • Metodologia de Pesquisa em Educação (60h)
  • Trabalho Final de Curso (120h)

Metodologia:

O Curso será desenvolvido em dois semestres, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Moodle, no qual serão disponibilizados os materiais didáticos digitais e as aulas síncronas e assíncronas, bem como realizadas as atividades de aprendizagem e avaliação.

Os planos de ensino de cada componente curricular serão elaborados de acordo com o Regulamento do Curso e do Regulamento de Organização Didática (ROD) dos Cursos de Pós-Graduação do Ifes. Os professores poderão prever em seus planos de ensino uma diversidade de atividades a serem realizadas em momentos síncronos ou assíncronos.

Processo de avaliação:

O processo avaliativo de cada componente curricular será realizado de forma processual com caráter diagnóstico e formativo, planejado pelo docente responsável e expresso mediante os critérios estabelecidos no Regulamento do Curso.

Serão considerados aprovados em cada componente curricular os discentes avaliados com média igual ou superior a 60 pontos (em uma escala de 0 a 100 pontos). Os critérios de aprovação incluem o desempenho satisfatório nas atividades avaliativas, cuja aprovação acontece pelo cumprimento de, no mínimo, 60 (sessenta) pontos, numa escala de zero a cem pontos.

Para fins de recuperação do resultado final das disciplinas, o aluno poderá ser submetido a um período de recuperação, definido pelo professor, dentro da previsão de fechamento das pautas, conforme calendário acadêmico.

Coordenador(a):

Mariana Biancucci Apolinário Barbosa

Contato:

coord.pratped@ifes.edu.br

Documento(s) importante(s):

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