Especialização em Práticas Pedagógicas
Descrição do curso:
O objetivo do curso de Especialização em Práticas Pedagógicas é proporcionar formação em docência, com competências e habilidades pedagógicas adquiridas por meio do aprofundamento teórico e prático sobre práticas pedagógicas, com foco na melhoria da qualidade da educação e no desenvolvimento do compromisso com a transformação social.
Público-alvo:
Bacharéis, licenciados ou tecnólogos em qualquer área do conhecimento.
Pré-requisitos para participação no curso:
- Ter acesso a computador com internet. O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador.
- Disponibilidade para participar de encontros e/ou avaliações síncronas, realizadas via webconferência.
Polos:
Se houver, estão disponíveis no edital do processo seletivo (abre em outra janela).
Número de vagas:
Conforme edital do processo seletivo (abre em outra janela).
Duração do curso:
12 meses
Carga horária:
480 horas
Componente(s) curricular(es):
- Introdução às Práticas Pedagógicas e Ambientação AVA (60h)
- Tendências Pedagógicas (60h)
- Processos de Ensino e Aprendizagem (60h)
- Práticas Pedagógicas (60h)
- Tecnologias Educacionais (60h)
- Metodologia de Pesquisa em Educação (60h)
- Trabalho Final de Curso (120h)
Metodologia:
O Curso será desenvolvido em dois semestres, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Moodle, no qual serão disponibilizados os materiais didáticos digitais e as aulas síncronas e assíncronas, bem como realizadas as atividades de aprendizagem e avaliação.
Os planos de ensino de cada componente curricular serão elaborados de acordo com o Regulamento do Curso e do Regulamento de Organização Didática (ROD) dos Cursos de Pós-Graduação do Ifes. Os professores poderão prever em seus planos de ensino uma diversidade de atividades a serem realizadas em momentos síncronos ou assíncronos.
Processo de avaliação:
O processo avaliativo de cada componente curricular será realizado de forma processual com caráter diagnóstico e formativo, planejado pelo docente responsável e expresso mediante os critérios estabelecidos no Regulamento do Curso.
Serão considerados aprovados em cada componente curricular os discentes avaliados com média igual ou superior a 60 pontos (em uma escala de 0 a 100 pontos). Os critérios de aprovação incluem o desempenho satisfatório nas atividades avaliativas, cuja aprovação acontece pelo cumprimento de, no mínimo, 60 (sessenta) pontos, numa escala de zero a cem pontos.
Para fins de recuperação do resultado final das disciplinas, o aluno poderá ser submetido a um período de recuperação, definido pelo professor, dentro da previsão de fechamento das pautas, conforme calendário acadêmico.
Coordenador(a):
Mariana Biancucci Apolinário Barbosa
Redes Sociais