Especialização em Informática na Educação
Descrição do curso:
Com fomento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso foi idealizado para atender às necessidades dos docentes do Ensino Fundamental, Médio e da Educação Superior, profissionais de Administração, Computação e Educação. Espera-se que esses profissionais tenham um interesse didático/pedagógico e procurem base de conhecimento em informática para aplicá-la, com criatividade, à educação.
Público-alvo:
Profissionais/professores quanto ao uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Pré-requisitos para participação no curso:
- Ter acesso a computador com internet. O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador.
- Disponibilidade para participar de encontros e/ou avaliações síncronas, realizadas via webconferência ou presencialmente nos polos de apoio presencial.
Polos:
Disponíveis no edital do processo seletivo (abre em outra janela).
Número de vagas:
Conforme edital do processo seletivo (abre em outra janela).
Duração do curso:
18 meses
Carga horária:
480 horas
Componente(s) curricular(es):
- Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (30h)
- Tecnologias Digitais para a Educação (30h)
- Teorias de Aprendizagem e a Docência no Contexto Digital (30h)
- Introdução a Organização de Computadores (30h)
- Competências Digitais para Educadores (30h)
- Software Educacional e Objetos de Aprendizagem (30h)
- Produção de Material Digital (30h)
- Projetos de Aprendizagem e Mapas Conceituais (30h)
- Tecnologias Emergentes na Educação (30h)
- Metodologias Ativas no Contexto Digital (30h)
- Avaliação da Aprendizagem no Contexto Digital (30h)
- Acessibilidade Digital e Inclusão em Ambientes Educacionais (30h)
- Pesquisa e Trabalho de Conclusão Final I (60h)
- Pesquisa e Trabalho de Conclusão Final II (60h)
Metodologia:
O Curso será desenvolvido em três semestres, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Moodle, no qual serão disponibilizados os materiais didáticos digitais e as aulas síncronas e assíncronas, bem como realizadas as atividades de aprendizagem e avaliação.
Os planos de ensino de cada componente curricular serão elaborados de acordo com o Regulamento do Curso e do Regulamento de Organização Didática (ROD) dos Cursos de Pós-Graduação do Ifes. Os professores poderão prever em seus planos de ensino uma diversidade de atividades a serem realizadas em momentos presenciais, síncronos ou assíncronos.
Processo de avaliação:
O processo avaliativo de cada componente curricular será realizado de forma processual com caráter diagnóstico e formativo, planejado pelo docente responsável, executado pelo professor mediador a distância e expresso mediante os critérios estabelecidos no Regulamento do Curso.
Serão considerados aprovados em cada componente curricular os discentes avaliados com média igual ou superior a 60 pontos (em uma escala de 0 a 100 pontos). Os critérios de aprovação incluem o desempenho satisfatório nas atividades avaliativas, cuja aprovação acontece pelo cumprimento de, no mínimo, 60 (sessenta) pontos, numa escala de zero a cem pontos.
Coordenador(a):
Marize Lyra Silva Passos
Contato:
Documento(s) importante(s):
- Ato de Autorização (Em breve)
- Regulamento - oferta 2025 (Em breve)
- Projeto Pedagógico - oferta 2025 (Em breve)
- Calendário - oferta 2025 (formato PDF, tamanho 83 KB)
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