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CPA - Comissão Própria de Avaliação Institucional

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 08h33 | Última atualização em Quarta, 07 de Novembro de 2018, 15h45

A CPA é órgão colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada, que coordena o processo de auto avaliação institucional do Ifes por meio de avaliação global, integrada e sistêmica utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhora do desempenho institucional em todos os níveis

 

CSAI - Comissão Setorial de Avaliação Institucional

As CSAI foram criadas para colaborar na condução da Autoavaliação Institucional em cada Campus do Ifes, onde desenvolvem as atividades juntamente com a CPA. As CSAIs têm a finalidade de implementar e acompanhar as atividades inerentes ao processo de auto avaliação do seu respectivo Campus.

 

O processo de autoavaliação e a sua importância

O processo de autoavaliação institucional do Ifes constitui-se numa proposta de avaliação global, integrada e sistemática, utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.

A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que reflitam, sem mascaramento, a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de todos seja levada às instâncias decisórias e que essas opiniões subsidiem de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.

 

Funções da Comissão Setorial de Avaliação Institucional

- Coordenar o processo de autoavaliação do Ifes;

- Planejar, organizar e orientar os trabalhos de autoavaliação;

- Organizar relatórios;

- Divulgar os dados consolidados à comunidade;

- Encaminhar relatório final ao MEC;

 

Categorias avaliadas no processo de Autovaliação Institucional

- A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;

- A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;

- A responsabilidade social da Instituição;

- A comunicação com a sociedade;

- As políticas de pessoal e de carreiras do corpo docente e do técnico-administrativo;

- A organização e a gestão da Instituição;

- A infraestrutura física;

- O planejamento e a avaliação;

- As políticas de atendimento a estudantes;

- Sustentabilidade financeira;

 

Importância dos resultados da Autoavaliação Institucional

- Estabelecer estratégias de superação dos problemas;

- Aperfeiçoar a prática educativa;

- Introduzir melhorias na Instituição a partir da análise dos dados coletados;

- Aperfeiçoar a gestão;

- Reforçar a relação Instituição-Sociedade;

- Enviar relatório à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes contendo o resultado da autoavaliação institucional, que será referência para a avaliação externa realizada pelo MEC;

 

Composição da Comissão Setorial de Autoavaliação Institucional do Cefor

Corpo Técnico-administrativo
Titular: LUCIANO RODRIGUES VALIN;
Suplente: SIMONI PEREIRA DAS POSSES.

Corpo Docente
Titular: POLIANA DARÉ ZAMPIROLLI PIRES;
Suplente: DANIELLI VEIGA CARNEIRO SONDERMANN.

Corpo Discente
Titular: ATHYLA CAETANO;
Suplente: REGISSON DA SILVA.

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