Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cursos Abertos - MOOC

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 10h41 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 14h41

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor - Ifes) disponibiliza a plataforma de Cursos Abertos do Ifes (mooc.cefor.ifes.edu.br), também conhecidos como cursos MOOC.

Banner750 MOOC

O que são cursos MOOC?

São Cursos Online, Abertos e Massivos (do inglês: Massive Open Online Courses). São uma grande forma de inclusão social, uma vez que podem ser cursados por qualquer pessoa, de qualquer lugar e no seu tempo!
No Ifes o seu funcionando está regulamentado pela Instrução Normativa Proen Nº 2 de 04/09/2019.

Principais características dos cursos MOOC

 

Cursos MOOC Caracteristicas

 

São totalmente online – Podem ser cursados de qualquer local, em qualquer horário, seja pelo computador, tablet ou smartphone e há um canal de suporte online do Cefor.
São de curta duração – Geralmente tratam de assuntos específicos de um determinado conteúdo e no Ifes têm carga horária máxima de 60 horas. Assim, não poderão ser ofertados curso técnicos, de graduação e pós-graduação neste formato. Entretanto, os MOOCs podem ser utilizados como parte de cursos a distância ou na carga horária a distância em cursos presenciais (a cargo das coordenadorias e professores das disciplinas), assim como podem ser contabilizados como atividades complementares (seu aproveitamento caberá às coordenadorias de cursos).
São ofertados continuamente, com turmas semestrais – Os cursos começam juntos no início de semestre e finalizam no fim do semestre. No dia seguinte já iniciam as próximas turmas.
Não possuem processo seletivo (são abertos ao grande público). O aluno acessa a plataforma e, assim que se inscrever em um curso, já estará automaticamente matriculado e poderá começar a estudar. Além disso, não há registro no sistema acadêmico institucional.
O termo evasão não faz sentido aqui – Muitos alunos finalizarão o curso e obterão o certificado, mas muitos só buscam o aprendizado de certo conteúdo e sairão do curso assim que o obtiver. Isso não é demérito do curso e sim parte de sua característica. Para não haver prejuízos neste quesito em termos de indicadores, apenas alunos que concluem o curso (aprovados ou reprovados) serão enviados aos sistemas Sistema Nacional de Informações de Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e à Plataforma Nilo Peçanha (PNP), ambiente virtual que reúne estatísticas oficiais da Rede Federal.
Não possuem tutoria a distância ou presencial (são autoestudo) – Os cursos são projetados de forma que o aluno consiga cursá-los por meio dos recursos disponíveis e de forma autônoma, sem acompanhamento por professores ou tutores. Para tal, as atividades avaliativas possuem correção automática.
A certificação é automática – Após o aluno realizar as atividades avaliativas do curso, se tiver aproveitamento mínimo de 60% e responder ao questionário de avaliação do curso, poderá emitir seu certificado. O certificado possui um QR code que permite a validação do mesmo no site do Cefor.
Os alunos não são considerados alunos regulares – Para fins de utilização de bibliotecas e espaços físicos do Ifes, possuem os mesmos direitos que uma pessoa da comunidade. Assim, por exemplo, não têm direito a carteirinha estudantil nem a assistência estudantil.

Comparativo entre cursos EaD e MOOC

MOOC e EAD

Fim do conteúdo da página