Perguntas Frequentes
O AVA Moodle do Ifes pode ser acessado pelo endereço https://ava.cefor.ifes.edu.br/
O aplicativo oficial da plataforma Moodle para Android e iOS é o Moodle Mobile. Este aplicativo está conectado ao Moodle e está disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/. No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/.
Há um vídeo tutorial sobre o App Moodle Mobile - Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ifes [Libras].
Utilizando o aplicativo Moodle Mobile, a sala virtual pode ser acessada de qualquer lugar, estando ou não online.
Tudo o que o alunos fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado. Para que isso seja possível, é necessário que o aluno inicialmente faça o download dos materiais para posterior acesso offline. Para tal, com acesso a internet, basta clicar em Painel, acessar o curso, clicar no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolher a opção Download do curso.
A "identificação de usuário" do professor será criada no momento em que ele fizer a integração do primeiro diário do Sistema Acadêmico. O login do professor, será sempre um dos logins que o mesmo já utiliza no Sistema Acadêmico, o que estiver definido como login preferencial no sistema acadêmico é o que será adicionado nas salas do AVA.
Professor, você também receberá um e-mail com as informações de acesso. Caso o seu login preferencial seja o SIAPE, a identificação do usuário será o seu próprio número do SIAPE e a senha será a mesma utilizada para acessar os demais sistemas (SIGRH, e-mail institucional etc). Em situações nas quais o SIAPE não seja o seu login preferencial, o seu primeiro acesso será com a senha padrão Mud@r123.
O usuário do aluno será criado no AVA, no momento que o professor faz a integração de um diário do sistema acadêmico. Na primeira vez que ocorre essa situação para um determinado aluno, o seu usuário será criado. Nesse processo o aluno receberá um e-mail com os dados de acesso (identificação de usuário será o número de matrícula com a senha padrão Mud@r123).
Caso o aluno nunca tenha acessado o AVA, o primeiro acesso dele será por meio do link: https://ava.cefor.ifes.edu.br/
identificação de usuário: número de matrícula
senha: Mud@r123
Em situações em que o aluno já acessou anteriormente o AVA e não consegue mais acessá-lo, basta utilizar o recurso de recuperação de senha.
O aluno deve informar o seu número de matrícula no campo “identificação do usuário” e clicar na opção “buscar”. Em seguida, o aluno receberá um e-mail com instruções para definir uma nova senha.
Tente alguma dessas sugestões:
- Se o seu acesso é com SIAPE, a senha será a mesma que você utiliza para acessar os demais sistemas (SIGRH, e-mail institucional etc). Caso esteja utilizando a mesma senha e mesmo assim não conseguir acessar o AVA, vocÊ terá que abrir um chamado.
- Se o seu acesso não é com SIAPE, utilize o recurso de recuperação de senha.
Informe o seu login na “identificação do usuário” e clique na opção “buscar”. Em seguida você receberá um e-mail com instruções para definir uma nova senha. - Caso tenha algum outro problema, abra um chamado no sistema de Suporte do Cefor. Para saber como, acesse o Manual do sistema suporte Cefor – Glpi.
Recomenda-se acessar o tutorial para criação de salas no Moodle a partir do Sistema Acadêmico.
Para melhor explicar o fluxo de criação das salas, elaboramos um infográfico para auxiliar os professores.
Elaboramos um infográfico para explicar o passo-a-passo.
Após o professor realizar o processo de integração do primeiro diário do sistema acadêmico, uma sala vazia será criada no AVA e o professor poderá editar a sala (adicionar conteúdo e fazer algumas configurações). Nesse momento se os alunos já estiverem registrados no diário da disciplina, os mesmos já serão adicionados, automaticamente, na sala criada.
Vale ressaltar que a sala é criada oculta, justamente para que os alunos não a visualizem enquanto o professor está adicionando conteúdo relativo à disciplina ministrada. Portanto, o professor deve tornar a sala visível, após finalizar a edição da sala, para que os alunos possam acessá-la. Para isso, siga os passos: Acessar a sala - Administração - Administração do Curso - Editar configurações - Visível: alterar de ocultar para visível.
O link abaixo apresenta situações e soluções mais comuns para esse tipo de problema:
https://kb.cefor.ifes.edu.br/index.php?action=artikel&cat=39&id=164&artlang=pt-br
Preparamos um tutorial da Base de Conhecimentos para ensinar como configurar o livro de notas no Moodle com duas atividades de recuperação usando CATEGORIAS. Mesmo que pareça bastante específico, o tutorial ajudará você a compreender a lógica de organização do livro de notas em qualquer situação. Acesse: Configurando o Livro de Notas em uma disciplina com duas recuperações.
Se você já possui uma sala no Moodle e quer reaproveitar conteúdos, atividades e configurações específicas dessa sala em outra, pode utilizar a ferramenta Importar do Moodle, conforme explicamos no nosso tutorial, disponível na Base de Conhecimentos.
Habilitar o acesso de visitante no Moodle possibilita que qualquer pessoa não matriculada em seu curso possa visualizar os conteúdos disponibilizados nele. Veja neste link a seguir como proceder para liberar o acesso de visitante: https://conhecimento.cefor.ifes.edu.br/base/habilitar-acesso-de-visitantes-na-sala-virtual-do-moodle/
Redes Sociais