Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Curso do Cefor de Programação irá atender meninas da periferia da Grande Vitória
Início do conteúdo da página

Curso do Cefor de Programação irá atender meninas da periferia da Grande Vitória

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 16h02 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 16h13

O curso “Moodle de Lovelace – Curso Híbrido de Programação Python, C e Robótica: Uma chamada de meninas para as carreiras de computação” ofertado pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor/Ifes), em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa Agenda Mulher do Governo do Estado do Espírito Santo, irá ofertar 150 vagas para as mulheres que tenham ensino fundamental completo e estejam na faixa etária entre 12 e 29 anos. Também serão destinadas três vagas, em cada turma, para homens que atendam aos mesmos requisitos e tenham interesse em participar como alunos apoiadores do grupo feminino.

O curso é voltado para mulheres que tenham interesse em aprender o pensamento computacional, programação e robótica e apoiem a proposta do curso que é incentivar o ingresso do público feminino nas carreiras de computação. E, embora tenha o objetivo de incentivar o ingresso do publico feminino na computação, há vagas destinadas ao público masculino que apoie as ações que incentivem o ingresso de mais mulheres nas carreiras de computação em sintonia com a proposta do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação.

As regiões contempladas com o curso são: Cariacica (Região 1), Cariacica(Região 8), Vila Velha (Região 4), Serra (Região 6) e  Vitória (Região 4).

As inscrições estão em andamento e vão até o dia 20 de outubro. A candidata interessada deverá fazer a sua inscrição pelo link disponibilizado na Página do processo seletivo. Somente serão admitidas inscrições via Internet.

As aulas terão início no dia 31 de outubro de 2019. O curso será oferecido em modalidade hibrida (a distância e presencial), com carga horária de 120 horas.

Faça sua inscrição:

PS 77/2019 - Curso híbrido de pensamento computacional, programação e robótica: uma chamada de meninas para a computação 

 

Sobre o curso

O “Moodle de Lovelace – Curso Híbrido de Programação Python, C e Robótica Uma chamada de meninas para as carreiras de computação” é uma ação da Corte de Lovelace, grupo do parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação, do Programa Agenda Mulher do Governo do Estado do ES e da Fapes.
A Corte de Lovelace tem como objetivo realizar ações de popularização da computação oferecendo formação híbrida (presencial e a distância) em Pensamento Computacional, Programação e Robótica para as mulheres do Estado do Espírito Santo. A ideia é promover ações que contribuam para resgatar e incentivar a presença feminina nas carreiras de computação, uma vez que o número de mulheres nas áreas de computação tem diminuído drasticamente nos últimos anos. Vale ressaltar que a primeira programadora do mundo foi a condessa Ada de Lovelace e que, no passado, as mulheres tiveram grande destaque na computação.

Período do Curso:
Outubro/2019 a Dezembro/2019 - Pensamento Computacional e Programação
Fevereiro/2020 a Março/2020 – Robótica Educacional

Escolas que ofertarão o curso
EEEFM ANA LOPES BALESTRERO – FLEXAL – CARIACICA  (Região 1)
EMEF PADRE ANTHONIUS LUTE – NOVA ESPERANÇA – CARIACICA (Região 8)
EEEFM SILVIO ROCIO – SÃO TORQUATO – VILA VELHA (Região 4)
EMEF FEU ROSA – FEU ROSA – SERRA (Região 6)
EMEF ISAURA MARQUES – ANDORINHAS – VITÓRIA (Região 4)

Bairros pertencentes a cada Região Administrativa
CARIACICA REGIÃO ADMINISTRATIVA BAIRRO Região 1:  Aparecida; Del Porto; Flexal I; Flexal II; Modelo; Morada Feliz; Morro do Sesi; Nova Canaã; Porto de Santana; Porto Novo; Presidente Médice; Retiro Saudoso; Vila Oásis; Vila Petrônio.

CARIACICA REGIÃO ADMINISTRATIVA BAIRRO Região 8:  Nova Esperança; Nova Rosa da Penha I; Nova Rosa da Penha II; Padre Matias (Itaenga); Vila Cajueiro; Vila Progresso; Vila Progresso I; Vila Progresso

VILA VELHA REGIÃO ADMINISTRATIVA BAIRRO Região 4:  Cobilândia; Alecrim; Alvorada; Cobi de Baixo; Cobi de Cima; Industrial; Jardim do Vale; Jardim Marilândia; Nova América; Planalto; Rio Marinho; Santa Clara; São Torquato; Vale Encantado; Pólo Empresarial Novo México.

SERRA REGIÃO ADMINISTRATIVA BAIRRO Região 6: Castelândia; Centro Industrial do Município; Condomínio Ecológico Parque da Lagoa; Conjunto Jacaraípe; Feu Rosa; Ourimar; Portal Jacaraípe; São Pedro; Sítio Irema; Vila Nova de Colares.

VITÓRIA REGIÃO ADMINISTRATIVA BAIRRO Região 4: Andorinhas; Santa Martha; Joana D'arc; São Cristovão; Itararé; Da Penha; São Benedito; Bonfim; Santos Dumont; Santa Cecília; Maruípe; Tabuazeiro

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página