Cefor Promove Palestra no Campus de Aracruz sobre Tecnologias Educacionais

Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 09h55 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

No dia 02 de fevereiro, durante o encontro pedagógico no campus de Aracruz que é realizado a cada semestre com a participação dos professores e técnicos administrativos envolvidos na área pedagógica do campus, foi proferida a palestra intitulada “Educação e Tecnologia”, pela servidora integrante da Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais (CGTE) do Cefor, Juliana C. S. Cassaro.

Este encontro aconteceu a partir de uma solicitação feita pelo campus de Aracruz à CGTE com o objetivo de esclarecer para seus servidores sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. O objetivo da palestra foi apontar a importância da inserção das tecnologias na educação e como elas devem ser utilizadas para que possam dialogar com o século XXI e preparar o aluno para a vida presente e futura, num contexto mais contemporâneo de interatividade e de um mundo virtual.

A palestra fomentou reflexões e discussões sobre a educação no que tange à ampliação do acesso, da personalização e principalmente da qualidade, dinamicidade e eficácia das tecnologias aplicadas à educação, seja presencial ou a distância. Apresentou os principais recursos e possibilidades pedagógicas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle que é utilizado pelo Ifes e está disponível para todos os professores da instituição. Explanou sobre o uso de vários aplicativos livre na rede, os quais o professor pode usufruir, além de vários sistemas online que possibilitam mais autonomia para os educadores e alunos na construção de recursos digitais educacionais, assim como, exemplos de repositórios de objetos educacionais.

Segundo a pedagoga Lucia Meiry, “a palestrante destacou que as tecnologias não vão resolver todos os problemas, nem tampouco substituir o professor, mas empodera o educador(mediador), na medida em que ele as utiliza como ferramenta pedagógica que de fato contribuirá na aprendizagem dos alunos.”

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Ifes tem um importante papel de promover e capacitar os professores para o uso de tecnologias educacionais, visando a melhoria da qualidade da educação básica, técnica e tecnológica do Ifes. Diante disto, a CGTE atua como um setor de referência no desenvolvimento e suporte de recursos tecnológicos educacionais no âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo, realizando atividades focadas em conceder autonomia aos cursos, ou seja, desenvolvendo ferramentas e soluções que possibilitem a qualquer pessoa compreender e prover seu próprio recurso educacional.

Palestra 3

Palestra 7