Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cefor - Ifes lança a 2ª edição do e-book “Compartilhando outras formas de educar”, uma coletânea de textos escritos por alunos da Pós-graduação Lato-Sensu em Práticas Pedagógicas
Início do conteúdo da página

Cefor - Ifes lança a 2ª edição do e-book “Compartilhando outras formas de educar”, uma coletânea de textos escritos por alunos da Pós-graduação Lato-Sensu em Práticas Pedagógicas

Publicado: Terça, 21 de Março de 2023, 15h53 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 16h33

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lança a 2ª edição do e-book “Compartilhando outras formas de educar”.

Este e-book é resultante de uma atividade proposta pela professora Esther Ortlieb Faria de Almeida na disciplina de “Metodologia de Pesquisa em Educação”, do curso de Pós-graduação Lato-Sensu em Práticas Pedagógicas, turma 2021/2, ofertado na modalidade a distância pelo Cefor/ Ifes, em parceria com os Campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Centro Serrano, Cariacica, Colatina, Itapina, Linhares, Piúma, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante e Viana.

A disciplina “Metodologia de Pesquisa em Educação” foi ofertada no Módulo 4 do curso, em paralelo com a disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso”, ministrada pelo Prof. Giovani Zanetti Neto, também coordenador desta Pós-graduação.
Para a realização da atividade, denominada “Compartilhando formas de Educar”, inicialmente os alunos foram convidados a assistir ao vídeo “Quando sinto que já sei”, lançado no Brasil em 2014, o qual registra práticas inovadoras na educação brasileira a partir de depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.

Após, os alunos foram convidados a compartilhar, em um painel virtual, uma forma de educar inovadora que utilizam em suas práticas docentes, atividade esta intitulada “Quando sinto que também já sei: relato de experiência” e cujos textos deram origem a este e-book.

Apreciem a riqueza dos relatos presentes no e-book "Compartilhando novas formas de educar", que refletem algumas das práticas docentes inovadoras de nossos educadores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página