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Perguntas frequentes

FAQs - Educação a Distância

De acordo com o Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o art. 80 da LDB, lei nº 9.394/96, "a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”.

TAGS: EaD

A principal vantagem da educação a distância está em possibilitar uma maior abrangência geográfica na oferta de vagas, dada a dimensão continental do nosso país. Além disso, podemos destacar mais vantagens, como: metodologia diferenciada, custos reduzidos, autonomia do aluno, acesso dos alunos a qualquer tempo e lugar, interatividade entre alunos, professores e tutores/formadores, apoio didático-pedagógico por meio de ambiente de aprendizagem, entre outras.

De acordo com Decreto nº 6.303/2007, o polo de apoio presencial é a unidade operacional, no País ou no exterior, para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância; O polo é o espaço dotado de uma infraestrutura física e logística de funcionamento, reservado para o atendimento aos estudantes. O Polo fica localizado no município e é mantido pela prefeitura municipal ou Estado. Um Polo deve ser constituído com laboratórios de ensino e pesquisa, laboratórios de informática, biblioteca, recursos tecnológicos, entre outros, compatíveis com os cursos que serão ofertados.

No primeiro encontro presencial, no polo de apoio presencial os alunos recebem seu login e sua senha para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem - Moodle.

TAGS: login, senha

As aulas estarão disponíveis a partir do 1º dia de aula de cada disciplina e o aluno terá conhecimento dessa organização por meio do Calendário Acadêmico.

Os encontros presenciais são obrigatórios e obedecerão à programação de cada disciplina.

O encontro presencial é importante para a organização dos estudos. Nesse encontro o aluno tem a oportunidade de integrar-se ao grupo e de receber orientações sobre as atividades e ter o acompanhamento do tutor presencial.

A frequência não é computada pelo número de acessos (login) ao sistema. O que efetivamente comprova a frequência é a participação do aluno a entrega das atividades propostas no ambiente virtual. É importante estar atento a isto: o que garante a presença é a execução e entrega das atividades, que, a critério do professor, poderão valer nota ou não. O aluno pode obter informações sobre sua situação acadêmica no próprio ambiente virtual.

As avaliações ocorrem em momentos presenciais e a distância. As formas e critérios de avaliação dependem das especificidades de cada disciplina. Vale ressaltar que a avaliação presencial é majoritária.

TAGS: avaliação

Vários profissionais estão envolvidos na organização do processo ensino-aprendizagem: Professores Especialistas, Tutores Presenciais e Tutores a Distância. É importante esclarecer que o aluno é o centro do processo e ele é o principal responsável pela sua aprendizagem.

Esses professores planejam e gerenciam todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem, da disciplina de sua responsabilidade, com o apoio do Tutor Presencial e do Tutor a Distância.

Esse profissional é o responsável pela orientação e acompanhamento dos alunos no polo.

Esse profissional fará a orientação e o acompanhamento das atividades, pelo ambiente colaborativo de aprendizagem, respondendo às dúvidas dos alunos e corrigindo as atividades.

• Coordenador de Polo de apoio presencial: responsável pela administração e gestão acadêmica do Polo;
• Técnico em Informática: responsável pela manutenção e assistência técnica dos equipamentos de informática;
• Bibliotecário: responsável pela organização, pelo armazenamento e pela divulgação do acervo, visando a otimizar, em especial, o uso do material bibliográfico. Presta serviços de informação e de apoio à pesquisa bibliográfica;
• Tutor Presencial: pelos encontros presenciais obrigatórios no Polo;
• Tutor para Laboratório Pedagógico de Ensino: responsável pela orientação das atividades desenvolvidas nos laboratórios pedagógicos de informática, para os cursos que têm esse profissional constando no seu projeto pedagógico.

Os critérios de seleção e matrícula são os mesmos de um curso presencial. Maiores detalhes são obtidos pelos editais de cada curso, disponíveis no site .

• Ter interesse na busca de conhecimentos, acesso a um computador conectado à Internet e tempo disponível para os encontros presenciais.

O aluno recebe todo o referencial teórico das disciplinas, pelo material impresso e pelo conteúdo disponibilizado no ambiente de aprendizagem Moodle.

• O aluno de curso técnico e de graduação tem encontros presenciais semanais obrigatórios. O aluno de curso de pós-graduação não tem a obrigatoriedade nos encontros exceto, para realização das avaliações presencias. O tutor presencial é o profissional que faze o acompanhamento do encontro presencial.

• No ambiente virtual o aluno conta com suporte dos Tutores a Distância, profissionais responsáveis pelo esclarecimento de dúvidas sobre conteúdos específicos das disciplinas de sua responsabilidade.

• Havendo dúvidas sobre a metodologia adotada, as avaliações ou, até mesmo, o conteúdo, o Professor Especialista, responsável pelo planejamento e pela execução da disciplina, poderá fazer os esclarecimentos necessários ou propor um planejamento diferenciado.

O Professor Especialista prepara o conteúdo, de acordo com o projeto pedagógico do Curso, e gerencia os Tutores a Distância vinculados a sua disciplina.


Os profissionais inseridos na condução da Educação a Distância, nessa modalidade de ensino, são professores do Ifes, e outros profissionais com formação específica para atender, com qualidade, às exigências do Curso.

TAGS: aluno

• Manual do Aluno - Material impresso e versão online: guia de orientação para a aprendizagem a distância, com orientação e técnicas de autoaprendizagem, além de informações acadêmicas e administrativas. Disponibilizado em forma impressa e em mídia.
• Livro-didático: os livros de textos básicos para as disciplinas ministradas no Curso estão disponíveis nas bibliotecas dos polos presenciais.
• Material impresso: fascículos com o conteúdo de cada disciplina do Curso, elaborados pelos professores especialistas responsáveis pelas respectivas matérias, conforme metodologia de educação a distância.
• Multimídia - CD/DVD-ROM: produção requerida em determinados cursos para apresentar situações, procedimentos, relatos, processos, simulações, jogos educacionais e outros.

Veja todas as instruções (passo a passo) de como recuperar a sua senha usando o manual a seguir. Clique aqui

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