Página inicial > Notícias > Abertura do VIII Secim comemora 200 dissertações

Abertura do VIII Secim comemora 200 dissertações

Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 10h37 | Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 10h43

A abertura do VIII Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (VIII SECIM/2018), realizada ontem (12), foi marcada por comemorações. O Seminário é resultado de seis meses de intenso estudo realizado no Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e, nesse mês de dezembro, o Educimat completa 200 dissertações defendidas. Ele foi o segundo programa de pós-graduação stricto sensu do Ifes e iniciou a sua primeira turma de mestrado profissional em agosto de 2011, tendo suas defesas realizadas a partir de fevereiro de 2013. Cada defesa de mestrado conta com a apresentação de uma dissertação e um produto educacional, cujos links estão disponíveis no site do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu.

O professor e coordenador do Programa Educimat, Sidnei Quezada, destacou a abrangência do curso que alcança alunos além do Espírito Santo, do sul da Bahia, parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFES, André Romero da Silva, comentou da alegria em saber da grande influência do Educimat tanto nacional como internacionalmente. “Somos uma instituição que nasceu do ensino. Agradecemos aos professores e alunos pelo empenho e resultados alcançados. Em especial aos coordenadores do programa que direta ou indiretamente levaram o programa onde está hoje”, disse o pró-reitor.

Para a Coordenadora Geral de Ensino, Isaura Nobre, esse é um momento de comemoração e felicidade pelos resultados alcançados. O professor doutor em educação Edmar Reis Thiengo dedicou um discurso especial aos alunos, “este é um evento feito e pensado para os alunos para que possam relaxar e falar de suas propostas com alegria no coração e satisfação. É um momento de alegria e para crescermos juntos”.

E a professora e representante da Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão do Cefor (CGPE), Márcia Gonçalves, que recentemente passou a fazer parte do corpo docente do curso, citou os bons resultados do Cefor a partir das publicações que vieram, precisamente, das publicações do Educimat. E acrescentou que a CGPE está pra apoiar os alunos e contribuir nesta relevância do programa no estado.