Página inicial > Notícias > Cefor produz vídeo sobre o método de aprendizagem Lesson Study

Cefor produz vídeo sobre o método de aprendizagem Lesson Study

Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 09h12 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 09h21

Proposta do vídeo surgiu após sucesso da aplicação do método em escola na Serra - ES.

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) produziu um vídeo sobre o método de aprendizagem Lesson Study. As filmagens começaram em meados de dezembro e envolveram as Coordenadorias Gerais de Tecnologias Educacionais (CGTE) e de Pesquisa e Extensão (CGPE). O filme foi disponibilizado ontem, por volta de onze horas da manhã, e está disponível em nosso canal no Youtube (Canal Cefor).

O produto audiovisual é resultado do trabalho das professoras e pesquisadoras Maria Alice Veiga Ferreira de Souza (Ifes), Julia Schaetzle Wrobel (Ufes), Bruna Zution Dalle Prane (Ifes), Hellen Castro Almeida Leite (Ufes) e Vanessa Ribeiro Gaigher (Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo). Durante um curso de formação continuada para professores de matemática do município de Serra - ES, ministrado pelas cinco educadoras, a técnica foi aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire. O sucesso do projeto foi tamanho que surgiu a necessidade de compartilhá-lo com mais professores, gestores e pesquisadores interessados no assunto. O vídeo, portanto, é uma forma de estender a bem sucedida experiência.

O Lesson Study é um método de ensino japonês que beneficia tanto alunos quanto professores. Com o objetivo de potencializar a aprendizagem, a Educação fica descentralizada e deixa de ser meramente informativa para tornar-se formativa. O aluno, nessa lógica, é protagonista de seu conhecimento, e a função do mestre é conduzi-lo, estimulá-lo. Dessa forma, todos os conceitos envolvidos por determinado tema são construídos em conjunto, desenvolvendo diferentes modos de ver um mesmo objeto antes de apresentar, de fato, a teoria.

O método, entretanto, não é apenas um novo jeito de conduzir os discentes, mas também é um processo formativo para o professor. As aulas devem ser efetuadas em três etapas: planejamento, execução e reflexão acerca dos resultados. Durante o processo, o docente conta com a participação de outros profissionais da Educação, como o pedagogo, por exemplo, para ajudá-lo a construir um bom planejamento, estudar o material previamente, preparar-se para as possíveis dúvidas e, posteriormente, avaliar o que foi positivo e negativo.

No vídeo, é possível entender melhor sobre o funcionamento do método, suas aplicações e implicações e ainda observar um caso real de emprego da metodologia.

Assista ao vídeo e entenda mais sobre o método de aprendizagem Lesson Study.