Página inicial > Notícias > MEC promete triplicar matrículas em EAD e alcançar 600 mil alunos até 2014

MEC promete triplicar matrículas em EAD e alcançar 600 mil alunos até 2014

Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2012, 15h09 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2016, 18h40

O MEC - Ministério da Educação tem o plano de triplicar o número de matrículas em cursos públicos de EaD (Educação a Distância) até 2014, passando dos atuais 210 mil alunos para 600 mil. O dado é do diretor de Educação a Distância da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), João Carlos Teatini, responsável pelo programa UAB (Universidade Aberta do Brasil). Entre os obstáculos, segundo o gestor, estão o preconceito e a resistência ao modelo e as dificuldades de conexão e falta de banda larga pelo país.

A UAB é um sistema integrado por universidades públicas de todo o país, que oferecem ensino superior a distância. Implantada no segundo semestre de 2007, ela dispõe de cursos de licenciatura, formação pedagógica, bacharelado, tecnólogo e sequenciais. Há também formação continuada nas modalidades de especialização, aperfeiçoamento e extensão, e o Profmat - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Atualmente, a UAB tem cerca de 11 mil professores formados em graduações e outros 16 mil concluintes.

Em entrevista ao UOL Educação, Teatini, que é engenheiro e professor da UnB - Universidade de Brasília, explicou que o programa tem duas prioridades: formação de professores, em caráter emergencial, e instalação de cursos com foco no desenvolvimento do país.

Para ver a entrevista na íntegra, clique aqui.