Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para o curso Técnico em Administração na modalidade a distância

Criado: Terça, 28 de Maio de 2013, 17h52 | Publicado: Terça, 28 de Maio de 2013, 17h52 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes lançou os editais do processo seletivo para 1.302 vagas em cursos técnicos concomitantes e subsequentes, nas modalidades presencial e a distância.

O período de inscrições vai de 3 a 21 de junho e as inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto. A taxa de inscrição é de R$51. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser realizados de 3 a 12 de junho. As provas serão aplicadas no dia 7 de julho e, nesta edição, serão realizadas no período da manhã, das 9 às 13 horas.

A novidade deste processo seletivo é que os candidatos poderão fazer duas opções de curso, desde que a segunda opção esteja dentre os cursos de mesma forma de oferta (concomitante ou subsequente) e mesma modalidade de concorrência (ampla concorrência ou reserva de vagas), ambos correlatos com a primeira opção. A segunda opção de curso pode ser do mesmo campus ou de qualquer outro campus do Ifes.

Para a classificação final do candidato no processo seletivo, será considerada a primeira opção de curso escolhido. O candidato concorrerá à segunda opção apenas se houver vaga remanescente após a chamada de todos candidatos classificados em primeira opção, considerada a lista de classificados e, em seguida, a lista de suplentes.

O candidato que for convocado e efetivar matrícula no curso escolhido como segunda opção será automaticamente excluído da lista de suplência do curso escolhido como primeira opção. Caso o candidato aprovado em primeira opção não efetue a matrícula, ele será excluído do processo seletivo, perdendo, assim, o direito de fazer uso da segunda opção.

O processo seletivo atende à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que estabelece que 50% do total das vagas ofertadas serão reservadas à inclusão social por sistema de cotas (vagas de ação afirmativa) para candidatos que tenham cursado todo o ensino fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Sendo assim, as vagas serão preenchidas por candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, brancos, amarelos e os não declarados. Os outros 50% serão destinados à livre concorrência. No ato da inscrição, o candidato deverá optar se concorrerá à reserva de vaga – vagas de ação afirmativa, ou se concorrerá às vagas de ampla concorrência.

Educação a Distância

Na modalidade a distância, são ofertadas 250 vagas para o curso Técnico em Administração, nos campi de Alegre, Ibatiba, Piúma e Santa Teresa. Também haverá reserva de vagas para inclusão social, em atendimento à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.

A taxa de inscrição é de R$ 51. A data prevista para aplicação das provas é 7 de julho, das 9 às 13 horas.

De 3 a 21 de junho de 2013 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso Técnico em Administração na modalidade de Ensino a Distância – EAD.

Mais informações, clique aqui