Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Oportunidades de intercâmbio e curso de língua inglesa são oferecidas
Início do conteúdo da página

Oportunidades de intercâmbio e curso de língua inglesa são oferecidas

Criado: Segunda, 11 de Novembro de 2013, 17h12 | Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2013, 17h12 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

 

alt 

 

O programa de intercâmbio Ciências sem Fronteiras – CsF está com novas chamadas abertas para graduação sanduíche no exterior.

Ao todo são 20 países de destino: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia.



Para se inscrever, os estudantes interessados devem cumprir uma série de pré-requisitos, alguns exigidos, pelo próprio programa do Governo Federal outros pela Coordenadoria do CsF do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.


Os candidatos devem obter nota no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem igual ou superior a 600 pontos em exames realizados no período de 2009 a 2013; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino escolhida; e ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos.


Além disso, é necessário cursar uma das áreas contempladas pelo programa e obedecer aos seguintes critérios de documentação a ser entregue: histórico escolar de graduação; comprovante do teste de proficiência; comprovante de Prêmio Jovem Cientista, Iniciação Científica ou demais premiações de mérito acadêmico, quando houver; e comprovante de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência, quando houver.


O Ifes ressalta que o histórico escolar de graduação autenticado só será aceito pela coordenação do Ciências sem Fronteiras do Instituto se emitido pela Coordenadoria de Registro Acadêmico - CRA do campus, ou retirado do Sistema Acadêmico, caso esteja atestado como “confere com o original” e devidamente carimbado e assinado por servidor responsável na CRA.


Em relação aos documentos comprobatórios de Iniciação Científica, Tecnológica ou Docência, só serão aceitos: certificado de conclusão ou declaração de Iniciação Científica ou Tecnológica assinados pelo coordenador de Programas de Fomento à Pesquisa no Ifes, ou pelo coordenador do Programa de Iniciação à Docência. Não serão aceitas declarações emitidas por orientadores, professores ou qualquer outro senão o respectivo coordenador do programa.


As inscrições vão até 29 de novembro pelo site do Ciências sem Fronteiras. Confira os editais para cada país de destino. 


Em caso de dúvidas, a Central de Atendimento do Programa está disponível pelo número: 0800-616161. Caso o candidato queira falar diretamente com a Coordenação do Ciências sem Fronteiras do Ifes, ele poderá entrar em contato pelo e-mail cienciasemfronteiras@ifes.edu.br .


Curso on-line de escrita inglesa acadêmica


A Embaixada dos Estados Unidos em conjunto com especialistas da Universidade da Califórnia, Berkley, oferece curso on-line de escrita acadêmica (Academic Writing) na língua inglesa para estudantes do idioma que desejam aprimorar seus textos. O curso acontece em três módulos, no período de cinco semanas, sendo oferecido um certificado eletrônico para os participantes.


O programa oferece boa oportunidade para estudantes interessados em participar no programa Ciência sem Fronteiras. É gratuito, ministrado em inglês e o aluno pode participar na hora que tiver disponibilidade, tendo apenas que cumprir os prazos semanais.


As aulas começaram no dia 8. Para se inscrever é só se cadastrar pelo site.

 

Fonte: www.ifes.edu.br 

registrado em:
Fim do conteúdo da página