Página inicial > Notícias > Cefor disponibiliza vídeo da palestra “Educação a Distância: o aprender e o ensinar na cultura digital"

Criado: Terça, 09 de Dezembro de 2014, 13h23 | Publicado: Terça, 09 de Dezembro de 2014, 13h23 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Durante o I Seminário de Formação e Educação a Distância e VI Encontro da Capacitação Continuada – UAB,realizado em 22 de novembro no Cefor/Ifes, a palestra de abertura - “Educação a Distância: o aprender e o ensinar na cultura digital" - proferida pela Profa. Dra. Rosane Aragón, da UFRGS, foi gravada e se encontra disponível no site do evento – https://sites.google.com/site/isemfomacaoead/videos

Na ocasião, a palestrante dialogou com os participantes sobre vários aspectos, enfatizando o atual contexto da sociedade tecnológica e suas implicações no cotidiano de todas as pessoas e, principalmente, no ambiente educacional. Segundo a professora Rosane, “um os maiores desafios da EaD atualmente refere-se à formação docente e a sua prática pedagógica, ao processo ensino-aprendizagem, porque estar conectado não significa necessariamente aprender, adquirir conhecimento; na maioria das vezes, é somente informação”. Para ela, é preciso aprimorar a prática e pensar a educação de uma forma mais ampla, que envolva uma educação em rede, uma maior interação aluno x aluno, aluno x professor, e o ambiente virtual se torne realmente um ambiente/espaço de convivência colaborativa e construtiva para todos os envolvidos.