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Metodologia

Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2016, 13h26 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2016, 13h50

infograficos metodologia ead elaborao de disciplinas

 

Nos cursos a distância ou semipresenciais ofertados pelo Ifes serão considerados como princípios:


- metodologia de ensino-aprendizagem que privilegie a construção dos conhecimentos como princípio educativo;

- autonomia dos alunos e autogerenciamento da aprendizagem;

- formas de comunicação eficientes entre os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista evitar o isolamento do aluno bem como estimular a sua motivação  para a aprendizagem;

- contextualização entre as necessidades de aprendizagem e a realidade socioeconômica e cultural dos alunos;

- articulação entre teoria e prática;

- acompanhamento do processo de aprendizagem;

- promover a interdisciplinaridade com base em uma relação dialógica entre as disciplinas buscando a correspondência entre os diversos saberes;

- uso e difusão de tecnologias na Educação.

 

O processo de aprendizagem em formato EAD será produzido, executado e avaliado sob responsabilidade do Ifes, com acompanhamento presencial e não presencial.

Momentos presenciais: serão realizados nos polos de apoio presencial, podendo contar com a mediação de um tutor presencial. Os polos de apoio presencial deverão garantir espaços que permitam a interação, a constante reflexão, as atividades práticas, os debates, a avaliação dos conteúdos e o encaminhamento aos estudos independentes e colaborativos. A metodologia adotada deverá permitir o desenvolvimento do aluno por métodos socializantes, sócio-individualizantes e individuais.

De acordo com o parágrafo 1º do Decreto número 5.622, de 19 de dezembro de 2005, as atividades que devem ser presenciais são:

Art. 1º
§ 1º A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para:
I – avaliações de estudantes;
II – estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente;
III – defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e
IV – atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.

Momentos não presenciais: ocorrerão por meio do autoestudo e por meio da Internet, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), sendo que, no caso do CEFOR/Ifes, a plataforma utilizada é o  Moodle. Além disso, poderão ser disponibilizados materiais impressos ou em meio digital e nas mais diversas mídias relacionadas aos conteúdos abordados nos componentes currriculares. Também serão utilizadas ferramentas síncronas (comunicação que se realiza ao mesmo tempo) ou assíncronas (comunicação que não ocorre ou não se efetiva ao mesmo tempo) com os professores, professores-tutores e alunos.

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