Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Catálogo de serviços
Início do conteúdo da página

Catálogo de Serviços

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2016, 10h27 | Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 14h45

Conheças as siglas que identificam o setores do Cefor e clique nos botões acima para conhecer os serviços oferecidos por eles.

 

CGPE - Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão

CGE - Coordenadoria Geral de Ensino

CGTE - Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais

CGTI - Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação

CGA - Coordenadoria Geral de Administração

 


CGPE - Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão

Atividades Externas ao Cefor


1- Intermediar parcerias em eventos e comitês científicos                                                         

Quem solicita?
Pesquisadores internos e externos ao Ifes

Onde solicitar?
Via email: coordenadoriapesquisa.cefor@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
A CGPE realizará estudos de parceria de interesse dos grupos de pesquisa do Cefor e/ou Ifes.

Quais setores estão envolvidos?
Coordenadoria de Pesquisa

Qual o prazo para o serviço?
Mínimo de 90 dias.

Quais documentos de entrada?
A depender da demanda.

Quais documentos de saída?
A depender da demanda.


 

2- Disponibilizar serviços de formação nos laboratórios específicos do Cefor

Quem solicita?
Servidores do Ifes ou comunidade educacional pública do Ensino Básico.

Onde solicitar?
Via email: coordenadoriapesquisa.cefor@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
A Coordenadoria de Pesquisa, em conjunto com o Setor de Laboratórios, estudará a proposta, em formulário próprio, adequada aos projetos e regulamentos internos dos laboratórios do Cefor.Todas as ações acontecerão sob coordenação de servidor do Cefor.

Quais setores estão envolvidos?
Coordenadoria de Pesquisa e o Setor de Laboratórios do Cefor.

Qual o prazo para o serviço?
Mínimo de 180 dias.

Quais documentos de entrada?
Envio do projeto.

Quais documentos de saída?
Aprovação da proposta.


 

3- Apoiar o proponente na elaboração e formalização de documentos para parcerias.

Quem solicita?
CGPE, Ifes, Instituições externas ao Ifes.

Onde solicitar?
Via email: coordenadoriaextensao.cefor@ifes.edu.br ou reuniões presenciais.

Como Funciona o serviço?
As solicitações, após negociadas pessoalmente e/ou por email, devem ser encaminhadas por escrito em formulário próprio. Haverá apoio à formalização de convênios, termos de cooperação e contratos.

Quais setores estão envolvidos?
CGPE, Coordenadoria de Extensão, quaisquer setores do Ifes ou Instituições externas.

Qual o prazo para o serviço?
Mínimo de 90 dias.

Quais documentos de entrada?
Solicitação escrita da parceria em formulário próprio.

Quais documentos de saída?
O próprio projeto e/ou instrumentos necessários.


 

4- Mediar parcerias externas para o fomento e desenvolvimento das ações de extensão.

Quem solicita?
CGPE, Coordenadoria de Extensão, Instituições externas ao Ifes.

Onde solicitar?
Via email: coordenadoriaextensao.cefor@ifes.edu.br, telefone ou reuniões presenciais.

Como Funciona o serviço?
Entrar em contato com IF e com Instituições externas.

Quais setores estão envolvidos?
CGPE, Coordenadoria de Extensão, quaisquer setores do Ifes ou Instituições externas.

Qual o prazo para o serviço?
Periódico

Quais documentos de entrada?
A depender da demanda

Quais documentos de saída?
A depender da demanda


 

5- Realizar processo seletivo para ingresso de alunos nos cursos e/ou atividades de extensão.

Quem solicita?
CGPE, Coordenadoria de Extensão, Instituições externas ao Ifes.

Onde solicitar?
Via email: coordenadoriaextensao.cefor@ifes.edu.br ou reuniões presenciais.

Como Funciona o serviço?
A petição deve fazer parte do próprio projeto submetido.

Quais setores estão envolvidos?
CGPE, Coordenadoria de Extensão, Coordeandoria de Ensino e quaisquer setores do Ifes ou Instituições externas.

Qual o prazo para o serviço?
30 dias antes da data da execução do curso.

Quais documentos de entrada?
Solicitação escrita da parceria em formulário próprio.

Quais documentos de saída?
O próprio projeto e/ou instrumentos necessários.


 

6- Gerar os certificados de ações de extensão realizadas em conjunto com a parceria externa.

Quem solicita?
CGPE, Ifes, Instituições externas ao Ifes.

Onde solicitar?
Via email: coordenadoriaextensao.cefor@ifes.edu.br ou reuniões presenciais.

Como Funciona o serviço?
Em colaboração com os pesquisadores, docentes, técnicos e alunos.

Quais setores estão envolvidos?
CGPE, Coordenadoria de Extensão, Coordenadoria de Ensino.

Qual o prazo para o serviço?
Mínimo de 30 dias após término do curso.

Quais documentos de entrada?
Solicitação escrita da parceria em formulário próprio.

Quais documentos de saída?
Certificado.


 


 CGE - Coordenadoria Geral de Ensino 

Atividades Externas ao Cefor

1- Atividades de atendimento aos alunos de forma presencial

Quem solicita?
Alunos

Onde solicitar?
Na própria secretaria acadêmica do Cefor.

Como Funciona o serviço?
As atividades de atendimento aos alunos de forma presencial destinam-se a todos os estudantes do Cefor e serão realizadas no prédio do Cefor em horários definidos pelo setor.

Quais setores estão envolvidos?
CGE

Qual o prazo para o serviço?
Atendimento presencial – dois períodos por semana (a divulgar)


 

2- Emissão de Documentos

Quem solicita?
Alunos

Onde solicitar?
Envie um e-mail para: sa.cefor@ifes.edu.br  indicando os detalhes da solicitação.

Como Funciona o serviço?
A Secretaria Acadêmica é o setor responsável por emitir documentos aos alunos dos cursos vinculados ao Cefor.

Quais setores estão envolvidos?
CGPE, Coordenadoria de Extensão, Coordenadoria de Ensino.

Qual o prazo para o serviço?
Confecção de Atestado de Escolaridade: 3 dias úteis
Confecção de Certificado de Conclusão: 20 a 30 dias
Confecção de Histórico Escolar: 5 dias úteis
Confecção de Diploma: Mínimo 6 meses

Quais documentos de entrada?
Solicitação feita pelo aluno via Requerimento

Quais documentos de saída?
Documento solicitado pelo aluno.


 

3- Atendimento a solicitações de alunos

Quem solicita?
Alunos

Onde solicitar?
Envie um e-mail para: sa.cefor@ifes.edu.br  indicando os detalhes da solicitação.

Como Funciona o serviço?
Os alunos devem formalizar via Requerimento (no Polo ou presencialmente na Secretaria
Acadêmica do Cefor) as suas solicitações.

Quais setores estão envolvidos?
CGE

Qual o prazo para o serviço?
3 dias úteis

Quais documentos de entrada?
Requerimento e demais solicitações, quando necessário.


 

4- Resolução de problemas de acesso e orientações

Quem solicita?
Pesquisadores internos e externos ao Ifes

Onde solicitar?
Envie um e-mail para: sa.cefor@ifes.edu.br  indicando os detalhes da solicitação.

Como Funciona o serviço?
Após o início do curso, a Secretaria Acadêmica agenda um período de acompanhamento e orientação aos usuários para sanar possíveis problemas de acesso. Isso é feito por meio de contato com aos setores responsáveis e/ou com os envolvidos e envolve acesso às salas, confirmação de dados dos usuários, alteração de dados de acesso etc.

Quais setores estão envolvidos?
CGE

Qual o prazo para o serviço?
10 dias úteis

Quais documentos de entrada?
E-mail de solicitação.

Quais documentos de saída?
E-mail de resposta.


 

5- Análise e parecer de PPC dos cursos EaD

Quem solicita?
Professores ou Coordenadores.

Onde solicitar?
Envie um e-mail para: pedagogico.cefor@ifes.edu. Indicando os detalhes da solicitação.

Como Funciona o serviço?
A CGE oferece aos campi que possuem projetos de cursos na modalidade a distância do Ifes o serviço de análise e revisão de PPC, por meio de checklist, apresentando sugestões de melhoria.

Quais setores estão envolvidos?
CGE

Qual o prazo para o serviço?
7 dias úteis por curso.

Quais documentos de entrada?
Projeto do curso em mídia e impresso por meio de processo.

Quais documentos de saída?
Leitura do projeto e aplicação do checklist


 


Programas de Fomento - UAB e E-Tec - Atividades Externas ao Cefor

UAB - Universidade Aberta do Brasil

 1- Solicitação de novo curso com fomento

Quem solicita?
Diretores de Ensino

Onde solicitar?
Através do email: coordenacaouab@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
Para oferecer novos cursos com fomento via UAB, é necessário que haja um edital de submissão de novos cursos aberto. A coordenação UAB deverá fornecer informações relativas ao edital e aos padrões para elaboração do projeto do curso osinteressados. Após confecção do projeto, o mesmo deve ser encaminhado ao Diretor Geral e ao Diretor de Ensino do Campus proponente para aprovação. A coordenação UAB receberá, dos Diretores de Ensino, os projetos para análise interna pelo Cefor. Após análise de viabilidade pelo Cefor, o projeto do curso deve obter aprovação em todas as instâncias institucionais, como qualquer curso do Ifes. No caso das Licenciaturas é preciso obter aprovação no FEPAD. Todas as etapas devem respeitar os prazos estipulados pela coordenação.

Quais setores estão envolvidos?
Coordenação UAB, Diretoria de Ensino dos Campi.

Qual o prazo para o serviço?
Depende dos prazos do edital de submissão de novos cursos.

Quais documentos de entrada?
Edital de submissão UAB
Projeto do curso

Quais documentos de saída?
Proposta para a UAB.


2- Solicitação de Diárias

Quem solicita?
Coordenadores de curso.

Onde solicitar?
Através do e-mail: secretariauab@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
Os coordenadores de curso enviam as solicitações de diárias e após a consulta ao saldo disponível, cadastra-se a solicitação no sistema SCDP.

Quais setores estão envolvidos?
CGF / Reitoria (aprovação de diárias)

Qual o prazo para o serviço?
10 dias antes da data da viagem.

Quais documentos de entrada?
F002 (início) e F003 (final)

Quais documentos de saída?
E-mail SCDP confirmando a execução financeira.


 

3- Solicitação de Prestação de Contas

Quem solicita?
Coordenadores das pós-graduações

Onde solicitar?
Aravés do e-mail: coordenacaouab@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
Os coordenadores das pós-graduações solicitam prestações de contas parciais e finais, no intuido de atender ao relatório de acompanhamento das ofestas de pós-graduação do Ifes. Nesta prestação de contas, informa-se os recursos recebidos por rubricas financeiras, total empenhado, total executado e notas de devolução.

Quais setores estão envolvidos?
CGF / CGA

Qual o prazo para o serviço?
5 dias úteis.

Quais documentos de entrada?
Email solicitando a prestação de contas, informando o curso e a oferta desejada.

Quais documentos de saída?
Prestação de contas em .pdf.


 

4- Cadastro de novos bolsistas

Quem solicita?
Coordenadores de curso

Onde solicitar?
Através do e-mail: romanzini@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
Os coordenadores de curso enviam memorando, solicitando o cadastro de novos bolsistas

Quais setores estão envolvidos?
CGF

Qual o prazo para o serviço?
Até o 10º dia de cada mês

Quais documentos de entrada?
Formulário de cadastramento de bolsistas



5- Vinculações de bolsistas

Quem solicita?
Coordenadores de curso

Onde solicitar?
Através do e-mail: romanzini@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
Os coordenadores de curso enviam memorando, solicitando a vinculação de novos bolsistas

Quais setores estão envolvidos?
CGF

Qual o prazo para o serviço?
Até o 10º dia de cada mês

Quais documentos de entrada?
Memorando

Quais documentos de saída?
Aprovação da proposta.


Rede E-Tec Brasil

1- Solicitação de Diárias

Quem solicita?
Coordenadores de curso

Onde solicitar?
Através do e-mail: eduardabfg@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
Os coordenadores de curso enviam as solicitações de diárias e após a consulta ao saldo disponível, cadastra-se a solicitação no sistema SCDP.

Quais setores estão envolvidos?
CGF / Reitoria (aprovação de diárias)

Qual o prazo para o serviço?
10 dias antes da data da viagem.

Quais documentos de entrada?
F002 (início) e F003 (final)

Quais documentos de saída?
E-mail SCDP confirmando a execução financeira.


2- Cadastro de novos bolsistas

Quem solicita?
Coordenadores de curso

Onde solicitar?
Através do e-mail: eduardabfg@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
Os coordenadores de curso enviam memorando, solicitando o cadastro de novos bolsistas.

Quais setores estão envolvidos?
CGF

Qual o prazo para o serviço?
Até o 10º dia de cada mês

Quais documentos de entrada?
Memorando


 

3- Vinculações de bolsistas

Quem solicita?
Coordenadores de curso

Onde solicitar?
Através do e-mail: eduardabfg@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
Os coordenadores de curso enviam memorando, solicitando a vinculação de novos bolsistas.

Quais setores estão envolvidos?
CGF

Qual o prazo para o serviço?
Até o 10º dia de cada mês

Quais documentos de entrada?
Memorando


 

4- Abertura de novos cursos

Quem solicita?
Diretores, coordenadores ou servidor interessado do Instituto ou de Instituição Parceira.

Onde solicitar?
Através dos e-mails: eduardabfg@ifes.edu.br / mariana@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
Os interessados enviam memorando ou e-mail solicitando informações e orientações para abertura de novos cursos. A CGF agenda uma reunião com os interessados para orientar e apresentar as normas dos cursos fomentados pelo programa. Após a elaboração dos PPC´s pelos interessados, a coordenadoria responsável pela oferta abrirá processo e encaminhará para análise e parecer do CGE. A CGE irá analisar e encaminhar o projeto em um prazo de até 15 dias para considerações da CGF. Em até 15 dias a CGF anexará ao processo o parecer com suas considerações. É importante salientar que os cursos propostos devem ser aprovados em todas as instâncias competentes da instituição, assim como qualquer outro curso do Ifes.

Quais setores estão envolvidos?
CGF / CGE

Qual o prazo para o serviço?
30 dias

Quais documentos de entrada?
E-mail ou memorando


 


 CGTE - Coordenação Geral de Tecnologias Educacionais - Atividades Externas ao Cefor

 1- Produção de recursos e materiais para salas virtuais

Quem solicita?
Professor formador e Designer Educacionais

Onde solicitar?
Formulário próprio disponível no Banco de formulários da CGTE.
Envie a solicitação com as informações e o formulário preenchido para o email disponível nos Canais de contato da CGTE informando o tipo de recurso a ser criado.

Como Funciona o serviço?
A fim de garantir que a sala virtual atenda aos padrões de qualidade da instituição, a CGTE presta apoio ao professor na produção de recursos e materiais educacionais.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
Para materiais educacionais: a variar do tipo de demanda.
Para recursos para o Moodle: 7 dias úteis.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

2- Criação e replicação de salas virtuais

Quem solicita?
Designer Educacional

Onde solicitar?
- Baixar e preencher o Formulário CGTE N°1088 (Criação e Replicação de sala) disponível no Banco de formulários da CGTE;
- Enviar o formulário preenchido e o Mapa de Atividades para o email disponível nos Canais de contato da CGTE.
Assim que sua solicitação for recebida e a sala virtual for disponibilizada, você receberá via e-mail os dados para acesso.
Envie a solicitação com as informações e o formulário preenchido para o email disponível nos Canais de contato da CGTE informando o tipo de recurso a ser criado.

Como Funciona o serviço?
É a criação ou replicação de salas virtuais para que os professores e designers Educacionais possam criar e ajustar os conteúdos antes de disponibilizá-los para o público a que se destina.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
Solicitação de Sala virtual inicial padrão: 3 dias úteis.
Replicação de sala virtual: 7 dias úteis.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

3- Migração de salas virtuais

Quem solicita?
Professor formador, Designer Instrucional e Coordenador de curso.

Onde solicitar?
Preencher o Formulário CGTE N°1111 (Migração de sala) disponível no Banco de formulários da CGTE;
Enviar a solicitação com as informações para o email: cgte.cefor@ifes.edu.br  
Observação: para cursos de EaD, é preciso que a sala virtual tenha sido sincronizada com o sistema acadêmico pela Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) responsável e que sua migração tenha sido previamente autorizada pela equipe do curso em questão.

Como Funciona o serviço?
Disponibiliza as salas virtuais concluídas para os interessados, como alunos, tutores, entre outros.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
5 dias úteis

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

4- Produção de ilustrações educacionais

Quem solicita?
Designer Educacional e Servidor Docente do Ifes

Onde solicitar?
Fomulário próprio: CGTE N°1077_Ilustração, disponível no Banco de formulários da CGTE
Envie o formulário por e-mail para análise da CGTE.
via: cgte.cefor@ifes.edu.br 

Como Funciona o serviço?
Produção de ilustrações para fins educacionais e disponibilizadas em formato para impressão ou digital.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?

2 dias úteis para análise técnica do pedido.
Entre 10 e 20 dias úteis para produção.
Obs: A contagem do prazo de produção inicia-se após análise da equipe da CGTE. Os prazos mencionados acima não contemplam a revisão de português. Obrigatoriamente, qualquer arquivo entregue à CGTE deve ser validado anteriormente por um revisor de português, sob responsabilidade do solicitante.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

5- Produção de fotografias educacionais

Quem solicita?
Designer Educacional e Servidor Docente do Ifes

Onde solicitar?
Fomulário próprio: CGTE N°1078_fotografia, disponível no Banco de formulários da CGTE;
Envie o formulário por e-mail para análise da CGTE.
via: cgte.cefor@ifes.edu.br 

Como Funciona o serviço?
Produção de fotografias para fins educacionais e disponibilizadas em formato para impressão ou digital.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
2 dias úteis para análise do pedido.
Entre 10 e 20 dias úteis para produção
Obs: A contagem do prazo de produção inicia após análise e aprovação da produção pela equipe da CGTE. Os prazos mencionados acima não contemplam a revisão de português. Obrigatoriamente, qualquer arquivo entregue à CGTE deve ser validado anteriormente por um revisor de português, sob responsabilidade do solicitante.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

6- Produção de animações educacionais

Quem solicita?
Designer Educacional e Servidor Docente do Ifes

Onde solicitar?
Fomulário próprio: CGTE N°1091_animacao, disponível no Banco de formulários da CGTE;
Envie o formulário por e-mail para análise da CGTE.
via: cgte.cefor@ifes.edu.br 

Como Funciona o serviço?
Produção de animações para fins educacionais e disponibilizadas em formato digital.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
2 dias úteis para análise técnica do roteiro.
O prazo de produção é informado após análise do roteiro.
Obs: O formulário deve ser enviado à CGTE de 3 a 6 semanas antes do início da disciplina, dependendo da complexidade da solicitação.
A contagem do prazo de produção inicia após análise técnica da equipe da CGTE. Os prazos mencionados não contemplam a revisão de português. Obrigatoriamente, qualquer arquivo entregue à CGTE deve ser validado anteriormente por um revisor de português, sob responsabilidade do solicitante.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

7- Gravação e produção de vídeos educacionais - Videoaula

Quem solicita?
Servidor Docente do Ifes e Comunidade acadêmica

Onde solicitar?
Fomulário próprio: CGTE N°1080_videoaula, disponível no Banco de formulários da CGTE;
Envie o formulário por e-mail para análise da CGTE.
via: cgte.cefor@ifes.edu.br 

Como Funciona o serviço?
Gravada em sala de aula ou em estúdio, a vídeoaula é uma ferramenta utilizada para explicar conceitos e/ou conteúdos de disciplinas.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
2 dias úteis para análise técnica do roteiro.
40 dias úteis para a produção.
Obs: A gravação do vídeo somente será agendada mediante envio do formulário de pedido de vídeoaula.
A contagem do prazo de produção inicia após análise da equipe da CGTE. Os prazos mencionados não contemplam a revisão de português. Obrigatoriamente, qualquer arquivo entregue à CGTE deve ser validado anteriormente por um revisor de português, sob responsabilidade do solicitante.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

8- Gravação e produção de vídeos educacionais - Video de apresentação

Quem solicita?
Servidor Docente do Ifes e Comunidade acadêmica

Onde solicitar?
Fomulário próprio: CGTE N°1081_videoapresentacao, disponível no Banco de formulários da CGTE;
Envie o formulário por e-mail para análise da CGTE.
via: cgte.cefor@ifes.edu.br 

Como Funciona o serviço?
Gravada no estúdio, o vídeo de apresentação é uma ferramenta utilizada para o professor se apresentar  aos alunos na sala virtual.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
2 dias úteis para análise técnica do roteiro.
40 dias úteis para a produção.
Obs: A gravação do vídeo somente será agendada mediante envio do formulário de pedido de vídeo.
A contagem do prazo de produção inicia após análise técnica da equipe da CGTE.
Os prazos mencionados não contemplam a revisão de português. Obrigatoriamente, qualquer arquivo entregue à CGTE deve ser validado anteriormente por um revisor de português, sob responsabilidade do solicitante.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

 9- Gravação e produção de vídeos educacionais - Vídeo Tutorial

Quem solicita?
Servidor Docente do Ifes e Comunidade acadêmica

Onde solicitar?
Fomulário próprio: CGTE N°1082_videotutorial, disponível no Banco de formulários da CGTE;
Envie o formulário por e-mail para análise da CGTE.
via: cgte.cefor@ifes.edu.br 

Como Funciona o serviço?
Gravado por meio de software específico, o vídeo tutorial é uma ferramenta utilizada para explicar conceitos e/ou conteúdos de disciplinas.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
2 dias úteis para análise técnica do roteiro.
40 dias úteis para a produção.
Obs: A gravação do vídeo somente será agendada mediante envio do formulário de pedido de vídeo.
A contagem do prazo de produção inicia após análise técnica da equipe da CGTE.
Os prazos mencionados não contemplam a revisão de português. Obrigatoriamente, qualquer arquivo entregue à CGTE deve ser validado anteriormente por um revisor de português, sob responsabilidade do solicitante.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

10- Diagramação e impressão de material gráfico educacional - Livros didáticos

Quem solicita?
Designer Educacional;
Servidor Docente do Ifes

Onde solicitar?
- Fascículos novos
O conteúdo textual deve ser inserido no arquivo modelo CGTE N°1102B_fasciculo (disponível no Banco de formulários da CGTE) e enviado por e-mail para análise técnica da CGTE 6 meses antes do início da disciplina.

- Atualizações de materiais
O conteúdo textual deve ser enviado em arquivo *.pdf com anotações por e-mail para análise técnica da CGTE de 3 a 4 meses antes do início da disciplina, dependendo da quantidade de atualizações (neste caso, o material precisará passar por uma avaliação para que possamos definir o prazo).

- Artigo ou capítulo de livro
Considerando uma média de 20 a 30 páginas, o conteúdo textual deve ser enviado em arquivo *.doc/*.odt por e-mail para análise técnica da CGTE 6 meses antes do início do evento.

- Capa de livro
Faça o download e preencha o Formulário CGTE N°1102A Capa de livro disponível no Banco de formulários da CGTE .
Envie o formulário por e-mail para análise técnica da CGTE.

 

Como Funciona o serviço?
Todos os materiais gráficos produzidos pelo Cefor/Ifes devem obedecer a um determinado padrão visual. De modo geral, chamamos esta padronização de Diagramação. Uma vez formatados, os livros são preparados para a impressão e podem ser enviados para gráficas terceirizadas contratadas, caso haja recurso financeiro para tal demanda.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
A variar do tipo de demanda. Os prazos mencionados não contemplam a revisão de português. Obrigatoriamente, qualquer arquivo entregue na CGTE (notícias, formulários, etc) deve ser validado anteriormente por um revisor de português, sob responsabilidade dos demandantes.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

11- Diagramação e impressão de material gráfico educacional - Outros materiais

Quem solicita?
A princípio, qualquer servidor do Ifes pode realizar a solicitação, que será analisada caso a caso.

Onde solicitar?
Entre em contato por um dos Canais de contato da CGTE.

Como Funciona o serviço?
A CGTE conta com profissionais capacitados a auxiliar na produção gráfica de materiais de diversas naturezas. Todos os materiais gráficos produzidos pelo Cefor/Ifes devem obedecer a um determinado padrão de qualidade visual. De modo geral, chamamos esta padronização de Diagramação. Uma vez formatados, os materiais são preparados para a impressão e podem ser enviados para gráficas terceirizadas contratadas, caso haja recurso financeiro para tal demanda.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
Os prazos serão determinados para cada tipo de solicitação recebida, de acordo com a complexidade da demanda. O prazo regular para os materiais mencionados acima é de 20 dias úteis.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

12- Produção de áudio educacional

Quem solicita?
Designer Educacional e servidor docente do Ifes

Onde solicitar?
Fomulário próprio: CGTE N°1107_audio, disponível no Banco de formulários da CGTE;
Envie o formulário por e-mail para análise da CGTE.
via: cgte.cefor@ifes.edu.br 

Como Funciona o serviço?
A CGTE disponibiliza equipamento e pessoal técnico para gravação de áudio e sua disponibilização em salas virtuais.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
2 dias úteis para análise do roteiro;
O prazo de produção é informado após análise técnica do roteiro.
Obs: Os prazos mencionados acima não contemplam a revisão de português. Obrigatoriamente, qualquer arquivo entregue à CGTE deve ser validado anteriormente por um revisor de português, sob responsabilidade do solicitante.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

13- Produção institucional de imagens

Quem solicita?
- Assessoria de Comunicação Social, Assessoria técnica e Pró-reitoria da Reitoria;
- Coordenadoria de Comunicação Social dos campi;
- Coordenador de Laboratório ou de Programa de pós-graduação, de pesquisa e de extensão do Ifes

Onde solicitar?
Como esta é uma demanda especial, deverá ser analisada caso a caso. Entre em contato através do email disponível nos Canais de contato da CGTE para que a demanda possa ser discutida com nossa equipe.

Como Funciona o serviço?
A CGTE presta assessoria técnica para produção de ilustrações, fotografias e fotomontagens para fins institucionais do Ifes, que podem ser tanto para composição impressa quanto para exibição digital.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
Não tem prazo

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

14- Produção institucional de fotografias

Quem solicita?
- Assessoria de Comunicação Social, Assessorias técnicas e Pró-reitorias da Reitoria;
- Comunicação Social dos campi e do Cefor;
- Programas de pós-graduação e Laboratórios de pesquisa e extensão;

Onde solicitar?
Como esta é uma demanda especial, deverá ser analisada caso a caso. Entre em contato através do email disponível nos Canais de contato da CGTE para que a demanda possa ser discutida com nossa equipe.

Como Funciona o serviço?
A CGTE presta assessoria técnica para produção de fotografias para fins institucionais do Ifes.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
Não tem prazo

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


 

15- Produção institucional de videoanimação

Quem solicita?
- Assessoria de Comunicação Social, Assessoria técnica e Pró-reitoria da Reitoria;
- Coordenadoria de Comunicação Social dos campi;
- Coordenador de Laboratório ou de Programa de pós-graduação, de pesquisa e de extensão do Ifes.

Onde solicitar?
Como esta é uma demanda especial, deverá ser analisada caso a caso. Entre em contato através do email disponível nos Canais de contato da CGTE para que a demanda possa ser discutida com nossa equipe.

Como Funciona o serviço?
A CGTE presta assessoria técnica para produção de videoanimações para fins institucionais do Ifes.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
Não tem prazo

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


16- Gravação e produção institucional de vídeos

Quem solicita?
- Assessoria de Comunicação Social, Assessoria técnica e Pró-reitoria da Reitoria;
- Coordenadoria de Comunicação Social dos campi;
- Coordenador de Laboratório ou de Programa de pós-graduação, de pesquisa e de extensão do Ifes

Onde solicitar?
Faça o download e preencha o Formulário CGTE Nº 1083_video, disponível no Banco de formulários da CGTE;
Como esta é uma demanda especial, deverá ser analisada caso a caso. Entre em contato através do email disponível nos Canais de contato da CGTE para que a equipe técnica analise o roteiro e possa desenvolver a ideia com você

Como Funciona o serviço?
A CGTE presta assessoria técnica para gravação e produção de vídeos para fins institucionais do Ifes.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
3 dias úteis para análise técnica do roteiro;
O prazo de produção é informado após análise do roteiro. Em média a produção leva 15 dias úteis para cada minuto de vídeo pronto.
Obs: Caso haja viabilidade técnica para a produção, a gravação somente poderá ser agendada mediante envio do formulário de pedido de vídeo;
Os prazos mencionados não contemplam a revisão de português. Obrigatoriamente, qualquer arquivo entregue à CGTE deve ser validado anteriormente por um revisor de português, sob responsabilidade do solicitante.

Quais documentos de entrada?
Formulário próprio


17- Diagramação e impressão de material institucional gráfico

Quem solicita?
- Assessoria de Comunicação Social, Assessorias técnicas e Pró-reitorias da Reitoria;
- Comunicação Social dos campi e do Cefor;
- Programas de pós-graduação e Laboratórios de pesquisa e extensão;

Onde solicitar?
Como esta é uma demanda especial, deverá ser analisada caso a caso. Entre em contato através do email disponível nos Canais de contato da CGTE para que a demanda possa ser discutida com nossa equipe.

Como Funciona o serviço?
A CGTE presta assessoria técnica para diagramação de materiais para fins institucionais do Ifes.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
Não tem prazo


 

18- Consultoria e apoio na elaboração de livros digitais (ebooks)

Onde solicitar?
- Baixando o documento no link da Base de Conhecimento;
- Entrando em contato com a CGTE pelo email.

Como Funciona o serviço?
A CGTE disponibiliza um arquivo modelo com estilos pré-formatos para que seja elaborado os livros digitais. O professor envia o documento pronto a CGTE para que possa ser feita uma revisão ou assistência antes da conversão em e-pub

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
O prazo para recebimento, triagem, ajustes e exportação dos arquivos finais é de 10 dias úteis. Caso haja muitos problemas detectados durante a triagem, como imagens em baixa resolução, por exemplo, este prazo pode estender-se, sempre sendo comunicado ao solicitante.

Quais documentos de entrada?
Arquivo modelo "CGTE1039_Modelo_de_livro_digital_v6.3.zip"

Quais os documentos de saída?
Livro em formato e-pub e/ou pdf

 

19- Disponibilização de modelo de apresentação em slides

Quem solicita?
Qualquer servidor do Cefor

Onde solicitar?
As apresentações podem ser baixadas no Banco de formulários da CGTE ou na lista presente no artigo no Banco de Conhecimento.

Como Funciona o serviço?
A CGTE confeccionou modelos para apresentações de slides para serem usados em apresentações do Cefor.

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
Não tem prazo.

Quais documentos de entrada?
Arquivo modelo de apresentação, disponível no Banco de formulários da CGTE

Quais os documentos de saída?
Apresentação final.

 

20- Consultoria e apoio na elaboração de fascículos digitais (ebooks)

Quem solicita?
- Designer Educacional;
- Servidor Docente do Ifes.

Onde solicitar?
O conteúdo textual deve ser inserido no arquivo modelo CGTE Nº 1102B_fascículo, disponível no Banco de formulários da CGTE, e enviado por e-mail para análise técnica da CGTE 6 meses antes do início da disciplina.

Como Funciona o serviço?
A CGTE disponibiliza um arquivo modelo com estilos pré-formatos para que seja elaborado os fascículos. O professor envia o documento pronto a CGTE para que possa ser feita uma revisão ou assistência antes da conversão em e-pub

Quais setores estão envolvidos?
CGTE

Qual o prazo para o serviço?
6 meses

Quais documentos de entrada?
CGTE N°1102B Fascículo

Quais os documentos de saída?
Fascículo digital


 


Gabinete - Atividades Internas ao Cefor

1- Confeccção de memorandos

Quem solicita?
Diretoria

Onde solicitar?
Através do e-mail: romanzini@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
E-mail da diretoria com os dados que comporão o memorando

Quais setores estão envolvidos?
Gabinete

Qual o prazo para o serviço?
Imediato

Quais documentos de entrada?
Informações no e-mail

Quais documentos de saída?
Memorando elaborado.


 

2- Confeccção de processos

Quem solicita?
Diretoria

Onde solicitar?
Através dos e-mail: romanzini@ifes.edu.br ou diretoria.cefor@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
Enviar toda a documentação que comporá o processo. O mesmo é carimbado e rubricado em suas páginas e colocado em uma pasta.

Quais setores estão envolvidos?
Gabinete

Qual o prazo para o serviço?
Imediato

Quais documentos de entrada?
Memorando e demais documentos que comporão o processo.

Quais documentos de saída?
Processo montado e número para rastreamento.


 

3- Abertura de processos

Quem solicita?
Todos os setores do Cefor

Onde solicitar?
Gabinete

Como Funciona o serviço?
O servidor entrega a documentação do processo. O mesmo é furado, tem suas páginas carimbadas e rubricadas e é colocado em uma pasta, recebendo um número.

Quais setores estão envolvidos?
Gabinete

Qual o prazo para o serviço?
Imediato

Quais documentos de entrada?
Memorando e demais documentos que comporão o processo.

Quais documentos de saída?
Processo montado e número para rastreamento.


 

4-  Envio de malote.

Quem solicita?
Todos os setores do Cefor

Onde solicitar?
Gabinete

Como Funciona o serviço?
O servidor entrega a sua correspondência já lacrada no envelope de vai e vem. É feita uma guia na qual consta a correspondência que será despachada.

Quais setores estão envolvidos?
Gabinete

Qual o prazo para o serviço?
Imediato

Quais documentos de entrada?
Envelope lacrado


 

5- Envio de correspondência para correio

Quem solicita?
Todos os setores do Cefor

Onde solicitar?
Gabinete

Como Funciona o serviço?
O servidor entrega a sua correspondência já lacrada no envelope timbrado. Depois é usado o sistema SIGEP para envio das correspondências, gerado uma via e entregue na recepção

Quais setores estão envolvidos?
Gabinete

Qual o prazo para o serviço?
Imediato

Quais documentos de entrada?
Envelope lacrado


 

6- Entrega de correspondências

Quem solicita?
Todos os setores do Cefor

Onde solicitar?
Gabinete

Como Funciona o serviço?
As correspondências e processos que chegam no malote, é entregue nos setores correspondentes. A mesma é lançada no livro de protocolo, onde o servidor responsável pelo setor, assina o livro, registrando a entrega.

Quais setores estão envolvidos?
Gabinete

Qual o prazo para o serviço?
Imediato

Quais documentos de entrada?
Malote

Quais documentos de saída?
Registro no Livro de protocolo


7- Informações

Quem solicita?
Todos os setores do Cefor

Onde solicitar?
Gabinete

Como Funciona o serviço?
As informações são solicitadas pessolamente ou via telefone.

Quais setores estão envolvidos?
Gabinete

Qual o prazo para o serviço?
Imediato

Quais documentos de entrada?
E-mail ou outra comunicação.

Quais documentos de saída?
Informação solicitada.


CGTI - Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação

Veja os serviços oferecidos pela CGTI clicando aqui.

Necessidade de suporte, acesse o Sistem de Chamados da CGTI

 


CGA - Coordenadoria Geral de Administração 

Atividades Internas ao Cefor

 

1- Elaborar processo de pagamentos

Quem solicita?
Servidores do Cefor

Onde solicitar?
Pessoalmente ou pelo e-mail cga.cefor@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
O interessado deverá fornecer para a CGA o memorando para abertura do processo, nota fiscal atestada e cópia da nota de empenho. A CGA abrirá o processo e dará seguimento ao trâmite.

Quais setores estão envolvidos?
CGA

Qual o prazo para o serviço?
Imediato

Quais documentos de entrada?
Memorando de solicitação
Nota fiscal atestada
Cópia ou número da nota de empenho.

Quais documentos de saída?
Processo de pagamento


 

2- Solicitar empenhos

Quem solicita?
Coordenações de Fomento e servidores do Cefor.

Onde solicitar?
Pessoalmente ou pelo e-mail cga.cefor@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
O interessado deverá fornecer para a CGA o memorando de solicitação e cópia da nota de crédito. O memorando deverá conter informações da empresa e do valor para o empenho. A CGA abrirá o processo e dará seguimento ao trâmite.

Quais setores estão envolvidos?
CGA

Qual o prazo para o serviço?
Imediato

Quais documentos de entrada?
Memorando de solicitação;
Cópia ou número da nota de crédito.

Quais documentos de saída?
Processo de empenho


 

3- Prestar contas

Quem solicita?
Coordenações de Fomento.

Onde solicitar?
Pessoalmente ou pelo e-mail cga.cefor@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
O interessado deverá solicitar a prestação de contas desejada, informando o número ou nome do projeto. A CGA irá providenciar o relatório financeiro do projeto.trâmite.

Quais setores estão envolvidos?
CGA e Coordenações de Fomento.

Qual o prazo para o serviço?
30 dias

Quais documentos de entrada?
E-mail de solicitação com as informações identificadoras do projeto.

Quais documentos de saída?
Relatório financeiro de finalização do projeto.



4- Gerenciar patrimônio

Quem solicita?
Servidores do Cefor

Onde solicitar?
Pessoalmente ou pelo e-mail cga.cefor@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
A CGA controlará inclusão e retirada de itens patrimoniais. Para a inclusão, todas as compras deverão ser controladas pelo setor. A nota fiscal é enviada para o setor de patrimônio da reitoria, que providencia as etiquetas de registro e encaminha pagamento. Para retirar ou mudar patrimônio de local, a CGA realizará os trâmites necessários. Haverá formulários específicos para cada operação.

Quais setores estão envolvidos?
CGA, patrimônio da reitoria.

Qual o prazo para o serviço?
Inclusão patrimonial: 30 dias.
Retirada patrimonial: depende do trâmite; CGA pode determinar.

Quais documentos de entrada?
Formulário específico.


 

5- Gerenciar almoxarifado

Quem solicita?
Servidores do Cefor

Onde solicitar?
Pessoalmente ou pelo e-mail cga.cefor@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
A CGA controlará inclusão e retirada de itens do almoxarifado. Para a inclusão, todas as compras deverão ser controladas pelo setor, que providenciará incorporação ao almoxarifado. Para retirar itens do almoxarifado, haverá formulários específicos.

Quais setores estão envolvidos?
CGA, patrimônio da reitoria.

Qual o prazo para o serviço?
Imediato

Quais documentos de entrada?
Formulário específico.


 

6- Orientar processos de compra

Quem solicita?
Servidores do Cefor

Onde solicitar?
Pessoalmente.

Como Funciona o serviço?
A CGA irá orientar os servidores interessados em como elaborar processos de compra de itens.

Quais setores estão envolvidos?
CGA

Qual o prazo para o serviço?
Agendar com 3 dias de antecedência.


 

7- Gerenciar terceirizados

Quem solicita?
Servidores do Cefor

Onde solicitar?
Pessoalmente ou pelo e-mail cga.cefor@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
A CGA é responsável por designar os fiscais de contrato e também por gerenciar as equipes de serviço na ausência dos fiscais.

Quais setores estão envolvidos?
CGA

Qual o prazo para o serviço?
Imediato

Quais documentos de entrada?
- Modelo de Termo de Referência;
- Orçamentos para o Item;
- Memorando de Solicitação.

Quais documentos de saída?
Processo de compras


 


Equipe de Comunicação Social do Cefor

Objetivo: Divulgar e promover projetos, eventos e demais ações acadêmicas, da direção, servidores e estudantes do Cefor para a comunidade interna, o Ifes e a sociedade.

Atividades Internas ao Cefor

1- Notícias para o portal ou para a fanpage.

Quem solicita?
Servidores do Cefor

Onde solicitar?
Formulário próprio e por e-mail. Envie as informações preenchidas no formulário para: noticias.cefor@ifes.edu.br.  O formulário pode ser acessado na página de Documentos Institucionais do Cefor, no link: Formulário e instrução para envio de Notícias para este website do Cefor.

Como Funciona o serviço?
A partir das informações enviadas, será produzida a notícia para o portal e a mesma será compartilhada na fanpage do Cefor. Antes de publicada, a notícia será encaminhada para aprovação ao departamento que a solicitou. As notícias poderão ser eventos acadêmicos, seminários, congressos, defesas de bancas, participação e  apresentação de trabalhos dos estudantes e servidores do Cefor, processos seletivos, novos cursos, projetos acadêmicos e sociais,  premiações, etc. Qualquer divulgação que não possua relação direta com o trabalho realizado pelo Cefor necessitará de autorização expressa da Direção Geral.

Quais setores estão envolvidos?
CSO e CGTE

Qual o prazo para o serviço?
5 dias de antecedência.

Quais documentos de entrada?
Envio de formulário por e-mail


 

2- Banner rotativo para o portal ou imagem para a fanpage.

Quem solicita?
Servidores do Cefor

Onde solicitar?
Formulário próprio e por e-mail. Envie as informações para: noticias.cefor@ifes.edu.br.

Como Funciona o serviço?
A partir das informações enviadas, será produzida a imagem para o portal e a mesma será compartilhada na fanpage do Cefor. Antes de publicada, a imagem será encaminhada para aprovação para o departamento que a solicitou.

Quais setores estão envolvidos?
CSO e CGTE

Qual o prazo para o serviço?
7 dias de antecedência.

Quais documentos de entrada?
Envio de formulário por e-mail


 

3- Atualização de informações no portal.

Quem solicita?
Servidores do Cefor

Onde solicitar?
Pelo e-mail: noticias.cefor@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
Atualização e alteração de informações no portal ligadas aos programas, cursos, calendário acadêmico, publicações de artigos, documentos institucionais, contatos, manuais e demais informações necessárias ao público em geral: alunos, servidores e comunidade.

Quais setores estão envolvidos?
CSO

Qual o prazo para o serviço?
5 dias de antecedência.

Quais documentos de entrada?
Envio de e-mail


 

4- Produção institucional de fotografias.

Quem solicita?
Servidores do Cefor

Onde solicitar?
Como esta é uma demanda especial, deverá ser analisada caso a caso. Entre em contato através do email noticias.cefor@ifes.edu.br para que a demanda possa ser discutida com nossa equipe.

Como Funciona o serviço?
A Equipe de Comunicação presta assessoria técnica para produção de fotografias para fins institucionais e internos do Cefor.

Quais setores estão envolvidos?
CSO

Qual o prazo para o serviço?
7 dias de antecedência.

Quais documentos de entrada?
Envio de e-mail


 

5- Promoção e divulgação de Eventos.

Quem solicita?
Servidores do Cefor

Onde solicitar?
Pelo e-mail: noticias.cefor@ifes.edu.br

Como Funciona o serviço?
A equipe de comunicação prestará apoio pertinente à promoção e divulgação de eventos internos do Cefor. A equipe não poderá coordenar a realização de eventos. Para tanto, será necessário uma comissão organizadora ou pessoas designadas para a gestão.

Quais setores estão envolvidos?
CSO

Qual o prazo para o serviço?
10 dias de antecedência.

Quais documentos de entrada?
Envio de e-mail

 

 

 

Fim do conteúdo da página