Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cefor capacita docentes da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória (SEME)

Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 14h08 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 14h08

As professoras Márcia Gonçalves e Marize Lyra Silva Passos, numa ação de extensão entre o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória (SEME), estão ministrando o curso Práticas Educativas Tecnológicas com Metodologias Ativas. O objetivo é capacitar professores no uso de metodologias ativas em suas práticas educacionais e tecnológicas, bem como no desenvolvimento de trabalhos científicos a partir das pesquisas realizadas nessas práticas.

O curso de 60 horas teve início no mês de maio e segue acontecendo no Cefor. Ele será realizado em três etapas: Oficina de Aprendizagem Ativa: uso de Tecnologias para o Ensino do século XXI, ministrada pela professora Marize, na modalidade semipresencial, e o Curso a Distância de Redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação, pela professora Márcia, na modalidade a distância. Ao final, haverá o evento Mostra Científica de Práticas em Tecnologias Digitais na Educação com Metodologias Ativas, em que serão apresentados, presencialmente, os artigos produzidos e as experiências de práticas educativas tecnológicas com metodologias ativas.

Conforme relatos da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória (SEME), o projeto se justifica pela necessidade de promover o desenvolvimento científico e a aprendizagem ativa nas práticas educativas apoiadas por tecnologias digitais. E isso, pois os professores de tecnologias digitais da Educação da rede municipal de Vitória têm desenvolvido várias ideias e projetos de uso de tecnologias na Educação e essas iniciativas não têm sido divulgadas em veículos científicos por desconhecimento dos mesmos de levar suas pesquisas e práticas educacionais para as publicações científicas.

O projeto também se destina a favorecer a aprendizagem ativa nessas práticas, de forma que o uso educacional de tecnologias digitais seja estrategicamente planejado para ser mais dinâmico, interativo e construtivo por meio do uso das metodologias ativas. É importante ressaltar que, no ano de 2019, será realizado no Estado do Espírito Santo o Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Por meio dessa iniciativa, visa-se promover a formação científica de professores de Tecnologias Digitais na Educação para gerar publicações para esse grande evento fortalecendo, dessa forma, as pesquisas em Informática na Educação no Estado.

FOTO 2

FOTO 7

FOTO 9

registrado em:
Fim do conteúdo da página