Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Perguntas Frequentes > [PARA PROFESSORES] Cursos
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

FAQs - [PARA PROFESSORES] Cursos

Para informações básicas sobre o Moodle, acesse o percurso “Iniciando o Moodle”, disponível na Base de Conhecimento do Cefor: http://bit.ly/3921aCP

Nesta página, você terá acesso aos tutoriais: O que é Moodle?, Conheça o Moodle do Ifes, Ferramentas do Moodle e Checklist básico para início de curso no Moodle.

O Cefor também preparou um curso MOOC (Massive Online Open Course), sem tutoria, de auto-aprendizagem, especialmente para professores que queiram aprender sobre o Moodle. O curso Moodle para Educadores pode ser acessado em https://mooc.cefor.ifes.edu.br/. É preciso criar uma conta e login no site, de forma bastante intuitiva.

Sim! Se você quiser gravar suas videoaulas, na Plataforma de Cursos MOOC do Ifes está disponível o curso Ferramenta para gravação de videoaulas. Se você já souber como gravar e apenas estiver com dúvidas sobre a edição, na Base de Conhecimento do Cefor há um tutorial sobre edição de vídeos no YouTube.

Sim, professor, esse material está preparado para você!

A capa de vídeo é a imagem que convida o espectador a assistir o conteúdo do vídeo no canal em que for disponibilizado. Nós preparamos um conjunto de peças gráficas para configuração de Capas de vídeo: o Padrão Visual Campi IFES. O acesso aos arquivos e todas as orientações para usá-los estão disponíveis na Base de Conhecimento.

Sim, Professor!

Nós preparamos um conjunto de peças gráficas para configuração de Apresentações: o Padrão Visual Campi IFES. O acesso aos arquivos e todas as orientações para usá-los estão disponíveis na Base de Conhecimento.

Sim,  já existe esse material preparado para você!

A vinheta elaborada para os vídeos institucionais do Ifes é composta de uma animação curta com ícones que representam a identidade da instituição, o logotipo do Ifes e o nome do campus. Além disso, há uma vinheta disponível para vídeos produzidos pelo Polo de Inovação e pelo Cefor. No link Vinheta de Abertura, você terá acesso a uma pasta no Drive contendo 23 arquivos no formato .mp4. Cada arquivo está identificado com o nome do campus, Polo de Inovação ou Cefor, prontos para serem inseridos na abertura de seus vídeos.

Caso tenha alguma dúvida sobre a edição, na Base de Conhecimento do Cefor há um tutorial sobre edição de vídeos no YouTube. Ou, se deseja saber como gravar suas videoaulas, na Plataforma de Cursos MOOC do Ifes está disponível o curso Ferramenta para gravação de videoaulas

Fim do conteúdo da página