Cefor/Ifes lança mais dois cursos Mooc com aulas inaugurais no YouTube

Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2020, 13h56 | Última atualização em Segunda, 18 de Maio de 2020, 10h24

Os dois cursos discutem e orientam como tornar acessíveis diferentes artefatos da sociedade, desde materiais pedagógicos digitais até salas de aulas em plataformas online.

O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) disponibilizou na sexta-feira, dia 15, mais dois novos cursos na Plataforma Cursos Abertos do Ifes. São eles: Acessibilidade e Tecnologia e MOOC de Lovelace - Pensamento Computacional.

A professora que atua com formação para a educação especial, Larissy Alves, destaca que o curso Acessibilidade e Tecnologia atenderá aos profissionais da educação e áreas afins, bem como profissionais da área de tecnologias como webdesigners, designers, programadores e outros. Entre os profissionais da educação o destaque vai para os professores de Educação Especial, professores regentes de diferentes níveis e modalidades de ensino, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, tradutores e intérpretes de Libras e outros que lidam diretamente e indiretamente com pessoas com deficiência.

Para a professora Yvina Baldo, uma das criadoras do curso Acessibilidade e Tecnologia, o curso fornece uma visão geral sobre conceitos relacionados à inclusão e acessibilidade, trazendo reflexões sobre a importância das adequações curriculares.

“É imperativo hoje que a sociedade repense seus espaços, tempos e artefatos para que todos tenham acesso a tudo que compõem nosso cotidiano. Pessoas com deficiência, idosos e outros ainda encontram limitações e barreiras em sua inclusão social e escolar. Precisamos conhecer quais são esses limites e barreiras e buscar um desenho mais universal para nossa sociedade”, afirma Larissy.

Vale destacar que a grande novidade de hoje está no curso Acessibilidade e Tecnologia, que vai disponibilizar o material em Libras para usuários surdos. O formato e as ferramentas permitem também o uso de leitores de tela para pessoas cegas e com baixa visão. A tradução do conteúdo em Libras só foi possível graças ao apoio dos intérpretes dos campi de Vitória, Piúma, Linhares e Cefor.

Já o MOOC de Lovelace: Pensamento Computacional se baseia no desenvolvimento de conceitos do pensamento computacional para a aquisição de habilidades de resolução de problemas e para introdução à programação de computadores. Segundo a professora do curso, Márcia Gonçalves, o nome Lovelace é uma referência à condessa Ada Lovelace, uma matemática considerada a primeira programadora do mundo.

O que orientou os profissionais a planejar e desenvolver esses dois cursos foi a demanda crescente por esse tipo de especialização tanto no Ifes quanto na comunidade externa, acreditando que muitos irão se beneficiar, assim como serão incentivados a buscar mais conhecimentos sobre esses assuntos.

Ambos os cursos terão aulas inaugurais com transmissão ao vivo, possibilitando interação entre os participantes, além da possibilidade de se ambientar com a forma de estudo na plataforma de cursos abertos. A inauguração dos cursos acontecerá no Canal do Cefor no Youtube nos dias e horários abaixo:

- Acessibilidade e Tecnologia = 19/05, 16h.
- MOOC de Lovelace: Pensamento Computacional = 25/05, 17h.