Cefor certifica oficina de projeto em parceria com o ProfEPT e Sejus
Cerca de nove pessoas em privação de liberdade, que estão cumprindo pena na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), receberam nesta terça-feira (17) os certificados pela participação nas oficinas do curso “Recompilando o futuro”, o qual é parte do projeto de pesquisa intitulado “Recompilando o Futuro: O pensamento computacional como parte do processo de educação e ressocialização de pessoas em privação de liberdade” idealizado e desenvolvido pelo aluno Fábio Ventorim Siqueira, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – Ifes), em parceria com o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor - Ifes) e a Secretaria da Justiça do Estado do Espírito Santo (Sejus).
No evento estiveram presentes a diretora do Cefor, Mariella Berger, a coordenadora de pesquisa e extensão do Cefor e orientadora do projeto, professora Márcia Gonçalves e a estudante e auxiliar de pesquisa, Mônica Ferreira.
O projeto teve como objetivo oportunizar o desenvolvimento do pensamento computacional dos internos, trabalhando com alunos as habilidades de abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e pensamento algorítmico, além, é claro, de ensinar conceitos essenciais de programação de computadores por meio do programa Scratch. Dessa forma, foi proporcionado aos internos um novo horizonte profissional e social a partir de práticas primárias do universo de programação de computadores.
O curso foi composto por três oficinas realizadas na penitenciária, entre os dias 2 e 16 do mês de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 11:30, totalizando uma carga horária de 30 horas. Na primeira oficina, intitulada de Cobrança de Pênalti, foram trabalhados com os alunos conceitos computacionais como sequência, evento e paralelismo.
A proposta da segunda oficina, Jogo do Labirinto de Times, foi trabalhar o conceito de expressões lógicas (expressões cujo valor é verdadeiro ou falso) com os estudantes, além de diversos conceitos computacionais como sequência, evento, paralelismo, estrutura de repetição, condicionais, operadores e armazenamento de dados.
Já na terceira oficina, chamada de Eleição do Time + Querido, os alunos trabalharam o conceito que envolve a entrada de informação, seu processamento e saída. Para isso, os estudantes foram estimulados a criar um projeto semelhante ao funcionamento de uma urna eletrônica.
O projeto também teve como premissa manter a mente dos alunos ocupada enquanto os estudantes estavam em cela. Para isso, os alunos eram desafiados a pensar na solução computacional de uma tarefa apresentada ao final de cada dia de aula.
O engajamento e comprometimento dos alunos durante a realização das oficinas foi surpreendente e superou todas as expectativas, tanto por parte do pesquisador quanto da Sejus.
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