Cefor certifica oficina de projeto em parceria com o ProfEPT e Sejus

Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 11h31 | Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 09h40

Cerca de nove pessoas em privação de liberdade, que estão cumprindo pena na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), receberam nesta terça-feira (17) os certificados pela participação nas oficinas do curso “Recompilando o futuro”, o qual é parte do projeto de pesquisa intitulado “Recompilando o Futuro: O pensamento computacional como parte do processo de educação e ressocialização de pessoas em privação de liberdade” idealizado e desenvolvido pelo aluno Fábio Ventorim Siqueira, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – Ifes), em parceria com o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor - Ifes) e a Secretaria da Justiça do Estado do Espírito Santo (Sejus).

No evento estiveram presentes a diretora do Cefor, Mariella Berger, a coordenadora de pesquisa e extensão do Cefor e orientadora do projeto, professora Márcia Gonçalves e a estudante e auxiliar de pesquisa, Mônica Ferreira.

O projeto teve como objetivo oportunizar o desenvolvimento do pensamento computacional dos internos, trabalhando com alunos as habilidades de abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e pensamento algorítmico, além, é claro, de ensinar conceitos essenciais de programação de computadores por meio do programa Scratch. Dessa forma, foi proporcionado aos internos um novo horizonte profissional e social a partir de práticas primárias do universo de programação de computadores.

O curso foi composto por três oficinas realizadas na penitenciária, entre os dias 2 e 16 do mês de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 11:30, totalizando uma carga horária de 30 horas. Na primeira oficina, intitulada de Cobrança de Pênalti, foram trabalhados com os alunos conceitos computacionais como sequência, evento e paralelismo.

A proposta da segunda oficina, Jogo do Labirinto de Times, foi trabalhar o conceito de expressões lógicas (expressões cujo valor é verdadeiro ou falso) com os estudantes, além de diversos conceitos computacionais como sequência, evento, paralelismo, estrutura de repetição, condicionais, operadores e armazenamento de dados.

Já na terceira oficina, chamada de Eleição do Time + Querido, os alunos trabalharam o conceito que envolve a entrada de informação, seu processamento e saída. Para isso, os estudantes foram estimulados a criar um projeto semelhante ao funcionamento de uma urna eletrônica.

O projeto também teve como premissa manter a mente dos alunos ocupada enquanto os estudantes estavam em cela. Para isso, os alunos eram desafiados a pensar na solução computacional de uma tarefa apresentada ao final de cada dia de aula.

O engajamento e comprometimento dos alunos durante a realização das oficinas foi surpreendente e superou todas as expectativas, tanto por parte do pesquisador quanto da Sejus.

Pessoas em privação de liberdade recebem certificado