Página inicial > Notícias > O impacto da Educação a Distância do Ifes na vida das pessoas

O impacto da Educação a Distância do Ifes na vida das pessoas

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 20h15 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h48

ConceitoMaximo Dia4

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Cefor/Ifes) oferece cursos de ensino técnico, graduação, pós-graduação lato e stricto sensu e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) a distância e presenciais, sendo alguns desses com o incentivo dos programas de fomento do governo federal Sistema E-Tec e Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), e outros com fomento próprio.

Até o momento foram ofertadas mais de 11 mil vagas de cursos a distância do Ifes em 32 polos no Espírito Santo, por meio de parcerias com Prefeituras e os campi do Ifes. Além disso, o Cefor apoia os campi no planejamento e execução dos cursos a distância e na utilização das tecnologias educacionais no ensino presencial.

Entre os dias 27 e 29 de maio deste ano, o Cefor recebeu a comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o qual tinha como objetivo avaliar a EaD do Instituto tendo em vista o recredenciamento da oferta de cursos na modalidade a distância. Na ocasião, os coordenadores de curso e alunos dos polos da Grande Vitória e do interior do Espírito Santo também participaram, presencialmente e por webconferência, do processo de avaliação. No encontro, foram realizadas perguntas, tais como: a qualidade e a disponibilização das informações no Ambiente Virtual de Aprendizagem, a existência e a participação em projetos de extensão; a realização de visitas técnicas, bem como a participação dos alunos e coordenadores na organização dos cursos. Na ocasião, discentes e docentes reconheceram a qualidade do ensino ofertado, das aulas e do material didático disponibilizado e, também, elogiaram a atuação das equipes.

Outro ponto ressaltado pelos alunos e coordenadores foi a oferta dos cursos a distância em regiões remotas do Estado, o que lhes possibilitou a oportunidade de realizar o sonho de ingressar em um curso superior ofertado pelo Ifes visto que, para a maioria desses alunos, somente através da instituição foi possível realizar o curso e almejar novos rumos profissionais. Destacaram, também, que a qualificação obtida deu a alguns alunos a chance de prosperarem na carreira em que estavam e a outros se tornaram servidores públicos na cidade em que moram. Para o Coordenador do Polo UAB do município de Vargem Alta, Fabio Scaramussa, “o ensino a distância do Ifes é garantia de inclusão de uma parte da população que enxerga na EaD federal e pública o único caminho de formação”. Além da transformação profissional, mencionou-se também o impacto do conhecimento adquirido para a vida pessoal dos alunos.

Outro ponto que mereceu destaque na avaliação foi o fato dos polos contribuir positivamente para a formação e qualificação da comunidade na qual este está localizado. Isso, pois os polos são locais nos quais os alunos podem esclarecer dúvidas sobre os conteúdos, ter acesso à biblioteca e ao laboratório de informática e, também, interagirem com a equipe técnica do curso, os professores, os tutores e colegas. Nos polos, os alunos têm a chance de conhecer novas pessoas, construir novas amizades e trocar informação e experiências, momentos esses que proporcionam oportunidades enriquecedoras para as relações interpessoais, evitam o isolamento social do aluno além de contribuir para o não abandono do curso.

No parecer final da comissão avaliadora do Inep foi destacado o deslocamento de um discente do polo de Castelo até a sede em Vitória para relatar o quanto a EaD ofertada pelo Ifes faz diferença em sua vida e proporciona uma formação de qualidade, mesmo habitando em uma cidade do interior do estado. Ainda nesse quesito, chamou a atenção o relato de estudantes que cogitaram desistir do curso e foram acolhidos por pedagogos responsáveis, com um atendimento que culminou em um melhor aproveitamento e evitando a evasão dos alunos.

O Cefor e os profissionais que atuam na educação a distância do Ifes se dedicam na construção de características específicas e diferenciadas quanto ao seu fazer pedagógico e sendo, cada um em sua especificidade, um incentivador dos estudantes na busca pelo conhecimento. Assim, essa é a tarefa constante do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor/Ifes), o que possibilita ao Instituto oferecer educação pública de excelência para todos, independente da distância e local em que estejam.

Saiba mais:

A Educação a Distância no Ifes - publicado em 16 de setembro de 2019

Critérios para o Recredencimento da Educação a Distância - publicado em 17 de setembro de 2019

Comissão de Recredenciamento da Educação a Distância - publicado em 18 de setembro de 2019

Cefor conquista conceito máximo no recredenciamento do Inep/Mec - 2019 - publicado em 20 de setembro de 2019