Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professora do Cefor colabora com o IFMS na institucionalização da EaD
Início do conteúdo da página

Professora do Cefor colabora com o IFMS na institucionalização da EaD

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 10h38 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 13h12

A professora e ex-diretora do Cefor/Ifes, doutora Vanessa Battestin, esteve entre os dias 22 e 23 de agosto no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) apoiando a equipe do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CREaD), no processo de institucionalização da EaD e na formação pedagógica em EaD da equipe. A professora é, desde 2016, vice-coordenadora do GT nacional de Institucionalização da EaD do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Na ocasião, Battestin proferiu uma palestra intitulada "Educação a Distância e Tecnologias Educacionais" e introduziu os quatro módulos da formação: Educação a Distância: fundamentos, metodologia e avaliação; tecnologias educacionais e a linguagem dialógica na EaD; o papel do professor mediador presencial e mediador a distância; e o papel do professor conteudista (autor). A professora ainda participou de reuniões de trabalho com o reitor, professor Luiz Simão Staszczak, com o pró-reitor de ensino, professor Delmir da Costa Felipe, com o diretor do CREAD, professor Ubirajara Cecilio Garcia e com demais membros gestores, professores e administrativos da equipe. As trocas de experiências foram bastante produtivas para ambas instituições.

O Cefor/Ifes tem atuado na institucionalização da EaD desde o início de sua criação e nos últimos têm participado ativamente de discussões nacionais sobre o tema, em grupos de trabalho do Conif ou em outros grupos o representando, tais como da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), Secretaria de Educação Superior (Sesu), em eventos nacionais, entre outros, o que tem destacado o Cefor como uma referência nacional no tema. Além disso, tem apoiado outras instituições neste processo, realizando palestras e reuniões de trabalho nessas instituições ou recebendo visitas das mesmas, visando a um trabalho colaborativo e em rede. Algumas instituições foram: UNB, IFMA, IFRN, IFRJ, IFAL, IFSP, IFAM,IFB, IFPR, IFPA, IF Goiano, IFPB, IFF, IFMS, IFG, IFAP, IFRO, IFSul, IF Farroupilha, IFNMG.

201908 Vanessa IFMS 1

Foto 1: Professora doutora Vanessa Battestin em palestra no IFMS

 

201908 Vanessa IFMS 2

Foto 2: Professora doutora Vanessa Battestin em palestra no IFMS

 

IMG 20190828 WA0000

 Foto 3: Professora doutora Vanessa Battestin e equipe do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CREaD) do IFMS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página