Página inicial > Notícias > Ifes divulga Relatório Integrado de Gestão 2018

Ifes divulga Relatório Integrado de Gestão 2018

Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 11h58 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 15h53

Documento apresenta dados em novo formato, com linguagem simples e objetiva.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou no dia 7 de maio o Relatório Integrado de Gestão 2018. O documento, em novo formato, elaborado pela Diretoria de Planejamento da instituição, apresenta o planejamento estratégico e governança, os resultados da gestão, além das demonstrações contábeis referentes ao último ano. O relatório é fruto de um trabalho cooperativo, com gestão participativa e de diálogo constante com os servidores.

Entre as ações destacadas em 2018 estão a aprovação da política de capacitação, a criação da comissão do programa de integridade, a implementação dos processos eletrônicos, criação de novos fluxos visando a desburocratização, o projeto Reitoria Itinerante que levou as pró-reitorias até os campi, a melhoria no atendimento aos alunos com deficiência e a criação de novos regulamentos.

Também em 2018, a alta gestão do Ifes participou da construção do novo ciclo do Planejamento Estratégico 2019-2023, que visa contribuir para melhor integração e articulação dos planos e objetivos do Ifes a partir das decisões estratégicas recorrentes em cada campus, assim como sua devida prestação de contas aos órgãos de controle.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, destacou os avanços na área de governança. “Tivemos um bom resultado estabelecendo novos conceitos para a instituição, diretrizes claras e objetivas, além de valores e compromissos. É importante manter os servidores motivados com foco na nossa missão institucional e visão de futuro”, afirmou. O reitor também elogiou o novo formato do relatório. “Ainda é uma experiência, mas está mais claro e próximo da comunidade”, afirmou.

Em seus 22 campi, o Ifes ofertou 330 cursos, totalizando 35.664 matrículas, distribuídas em básico qualificação profissional de trabalhadores, técnico, graduação e pós-graduação. Ao todo, durante o ano, preencheu 14.376 vagas. Das matrículas do ano de 2018, há 51,91% para os cursos técnicos, 29,54% para graduação, 12,70% para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e 4,26% para cursos de pós-graduação. O Ifes conta com 2995 servidores, sendo 1637 docentes e 1358 técnicos administrativos.

Novo formato: mais próximo da sociedade

O Relatório Integrado de Gestão 2018 traz como novidade o formato: está menor e apresenta uma linguagem mais simples. O objetivo é promover transparência e aproximação com a sociedade. “O documento é acessível para qualquer cidadão. É uma das diversas ações de transparência e integração do Ifes, como o plano de integridade, o plano de dados abertos, a gestão de riscos”, afirmou o diretor de Planejamento, Marcelo Tedoldi.

Acesse o documento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes