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Professora do Cefor é convidada para reunião da Fundação Lemann

Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 12h54 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 12h54

A professora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), Maria Alice Veiga Ferreira de Souza participou entre os dias 25 e 29 de março, da reunião promovida pela Fundação Lemann, em São Paulo – organização familiar, sem fins lucrativos, que atua em parceria com Governos e outras entidades da sociedade civil há 15 anos com foco na educação pública de qualidade para todos no Brasil. O momento contou com a presença do Prof. Dr Akihiko Takahashi (Professor adjunto de Matemática e diretor da DePaul University - USA) e do Prof. Tom McDougal (Diretor da Lesson Study Star Alliance – USA), para uma formação de professores do ensino básico brasileiro em Lesson Study. Cerca de trinta professores da educação básica dos municípios de Francisco Morato (SP), São Roque (SP) e Ponta Grossa (PR) participaram da formação.

O convite a professora Maria Alice se deve ao fato de ser uma especialista no Lesson Study, autora e organizadora da série de livros Lesson Study em Matemática, e por trabalhar com esse tema há cinco anos, formando professores dos municípios de Vitória e da Serra (ES), da Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), e de modo geral, professores-mestrandos do Programa de Pós-graduação em Educação e Ciências (Educimat) do qual faz parte do corpo docente. Além de Maria Alice, havia outras três professoras doutoras, igualmente especialistas no assunto e que possuem parcerias com com o trabalho que vem realizando, já que o Lesson Study requer que um grupo trabalhe de modo colaborativo.

Na reunião foi solicitado que Maria Alice e as demais professoras sejam responsáveis pela formação de professores de matemática que estão atuando em escolas da rede estadual de ensino do Espírito Santo. “Aceitamos o convite por crermos que nossa missão no Cefor é também a de apoiar profissionais de educação do Estado visando à potencialidade da aprendizagem de alunos de todos os níveis educacionais”, comentou a professora.

Diante desse cenário positivo de formações de professores de matemática, por meio do Lesson Study, há a expectativa de que sejam firmadas parcerias em projetos de ensino e pesquisa relacionado ao tema a partir de 2020 com fomento pela Fundação Lemann.

 

Saiba mais sobre o Lesson Study

O Lesson Study é um método de ensino japonês que beneficia tanto alunos quanto professores. Com o objetivo de potencializar a aprendizagem, a Educação fica descentralizada e deixa de ser meramente informativa para tornar-se formativa. O aluno, nessa lógica, é protagonista de seu conhecimento, e a função do mestre é conduzi-lo, estimulá-lo. Dessa forma, todos os conceitos envolvidos por determinado tema são construídos em conjunto, desenvolvendo diferentes modos de ver um mesmo objeto antes de apresentar, de fato, a teoria.

O método, entretanto, não é apenas um novo jeito de conduzir os discentes, mas também é um processo formativo para o professor. As aulas devem ser efetuadas em três etapas: planejamento, execução e reflexão acerca dos resultados. Durante o processo, o docente conta com a participação de outros profissionais da Educação, como o pedagogo, por exemplo, para ajudá-lo a construir um bom planejamento, estudar o material previamente, preparar-se para as possíveis dúvidas e, posteriormente, avaliar o que foi positivo e negativo.

 

Saiba mais:

Professora do Cefor publicará capítulo em livro internacional - Publicado em 01 de novembro de 2018

Cefor lança vídeo sobre método para preparar aulas de resolução de problemas - Publicado em 18 de maio de 2018

Cefor produz vídeo sobre o método de aprendizagem Lesson Study - Publicado em 19 de janeiro de 2018

 

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