Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Jornalista da Rede Gazeta recebe Selo das Meninas Digitais no Cefor
Início do conteúdo da página

Jornalista da Rede Gazeta recebe Selo das Meninas Digitais no Cefor

Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 09h54 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 10h12

Nesta terça-feira (18) aconteceu a 20ª edição e última do ano do Papo Cabeça: compartilhando ações. Organizado pela Corte Lovalace, essa edição foi muito especial, pois foi dedicada a entrega do Selo das Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) ao jornalista da Rede Gazeta, Eduardo Dias, pela matéria “Periferia de Vitória tem 4 vezes mais mães adolescentes”, publicada no dia 07 de março de 2018, no site Gazeta Online. A reportagem foi inspiração para a criação do curso de programação a distância do Cefor “Moodle Lovelace: uma chamada de meninas para as carreiras de computação”.

O evento acadêmico contou com a presença da diretora do Cefor Vanessa Battestin, que destacou a importância do curso para resgatar as mulheres para a tecnologia e passarem a trabalhar numa área antes dominada pelos homens. A professora, coordenadora do Coordenadoria Pesquisa e do curso Moodle Lovelace, Márcia Gonçalves, agradeceu a contribuição do jornalista para a realização do projeto e apresentou o surgimento e a trajetória do curso até o momento. O coordenador geral do Programa Meninas Digitais, Cristiano Maciel, enviou uma mensagem em agradecimento a imprensa pelo apoio e divulgação.

O jornalista Eduardo Dias compartilhou a razão pela qual motivou a matéria e apresentou dados alarmantes de um problema social, no caso, a gravidez na adolescência. De acordo com os dados apurados por Dias, no ano de 2017, 361 meninas entre 10 e 14 anos engravidaram. O estado teve cerca de 8 mil casos de gravidez entre garotas de 10 e 17 anos. 15% das crianças que nascem no Espírito Santo nos últimos dois anos são filhos de adolescentes e a maioria dos casos acontece em comunidades carentes. Como impacto na vida dessas meninas, há a evasão escolar, uma vez que elas não finalizam o ensino fundamental e médio. O jornalista também comentou do contentamento da equipe da redação pelo desdobramento da matéria.

Foi esse contexto social relatado na matéria que levou a criação do Projeto Corte de Lovelace e ao Cefor a ofertar o curso, o qual está com a segunda turma em andamento. Foram 298 inscritos nas duas ofertas. O projeto alcançou o público do estado e também de outras regiões brasileiras. Na primeira turma predominou a Região Sul, e na segunda turma, a Região Norte do país.

 

banner papo cabeca 20181218

 

 

Projeto Meninas Digitais ganha mais visibilidade

A repercussão do curso gerou mais visibilidade para o projeto. Na última sexta-feira (14), foi publicada a matéria “Reportagem da CBN inspira criação de curso para mães adolescentes”. A rádio CBN Vitória, da Rede Gazeta, através do jornalista Eduardo Dias, entrevistou a professora e coordenadora do projeto Márcia Gonçalves com o objetivo de conhecer mais sobre o curso do Cefor, fruto da reportagem datada em março de 2017 pela empresa de comunicação. 

A ouvinte Márcia Miranda, supervisora de recursos humanos da empresa Autoglass, acompanhou a reportagem e teve interesse em saber mais sobre o projeto Meninas Digitais. Mirada, então, fez uma visita ao Cefor e também esteve presente no evento acadêmico Papo Cabeça. “A empresa trabalha com temas como cidadania e tecnologia, temos jovens aprendizes e promovemos o primeiro emprego, queremos conhecer o projeto para poder contribuir de alguma forma.”

Para a coordenadora e professora Márcia Gonçalves a divulgação é importante para além da promoção do curso. “Através da imprensa, mais pessoas tomam conhecimento do projeto e podem colaborar para ajudar o maior número de meninas e contribuir junto a sociedade”.

IMG 20181218 145304

 

Veja a Galeria de fotos do Vigésimo Papo Cabeça: compartilhando ações

registrado em:
Fim do conteúdo da página