Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > I Seminário de Gestores da UAB Cefor/Ifes é um sucesso
Início do conteúdo da página

I Seminário de Gestores da UAB Cefor/Ifes é um sucesso

Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 10h35 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 10h55

DSC09777 2

O evento realizado nos 14 e 15 de dezembro foi considerado muito importante pelos participantes e já se pensa na próxima edição.

Troca de informação e de experiências, dinâmicas, debates, acolhimento e afeto marcaram o I Seminário de Gestores da UAB Cefor/Ifes realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, no polo UAB localizado na cidade de Domingos Martins. O evento foi organizado pela coordenadora e professora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância, Solimara Ravani Sant’Anna e pela subcoordenadora e professora Lydia Marcia Braga Bazet e teve como objetivo reunir coordenadores de polos, cursos e respectivas equipes gestoras em formação continuada, oportunizando integração e socialização de boas práticas do trabalho em equipe.

A abertura do I Seminário contou com a presença do reitor do Ifes, Jadir Pela; a diretora do Cefor, Vanessa Battestin; o representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Roberto Barreto Kikuchi; o prefeito da cidade, Wanzete Kruger; e a secretária municipal de educação, Adenilde Stein Silva.

Na sequência das atividades, a professora Dulcileia Marchesi Costa recepcionou os coordenadores de polo e de cursos na dinâmica de integração do grupo. Estavam presentes os representantes de 27 polos UAB do Espírito Santo.

Ainda pela manhã, houve a palestra do representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Roberto Barreto Kikuchi. Durante a sua exposição, Kikuchi ressaltou a importância de toda a equipe dos polos para o funcionamento das instituições e que devemos reconhecer o quanto o outro é relevante para os processos de trabalho. Em relação ao tema educação, ele acredita que “falar do assunto é falar de seres humanos”. E acrescentou: “estamos aqui representando nossos valores e nossas instituições. Somos seres em elaboração, independente do título e do lattes. A universidade existe para servir a comunidade, a coletividade”. Na mensagem final, o palestrante considerou que para que as ações possam ser aplicadas, elas demandam sacrifícios pessoais, no sentido de cada um dar a sua contribuição e colaboração no processo de trabalho, como é o caso dos gestores da UAB.

Na entrevista concedida à equipe de comunicação do Cefor, Roberto Kikuchi elogiou a iniciativa da coordenadora e professora Solimara Ravani. “É admirável a professora Solimara, em tão pouco tempo, fazer um evento em que as pessoas se comuniquem e reconhecer o valor do trabalho que elas desenvolvem, além da sensibilidade em considerar aspectos humanos imprescindíveis no trabalho, mesmo a distância”.  

Já no período da tarde, mais uma dinâmica foi conduzida pela professora Dulcileia. A “Árvore de boas práticas do EaD” foi um momento de troca de experiências entre os participantes. A última palestra do I Seminário de Gestores da UAB Cefor/Ifes foi proferida pela professora doutora Jaqueline Maissiat, cujo tema foi “Desafios e perspectivas no Ensino a distância”, em que foram apresentados aos gestores e suas equipes os modelos de prova do Enade e as dificuldades mais recorrentes dos alunos. Maissiat trouxe o problema dos boicotes das provas do Enade e lançou um questionamento para reflexão ao grupo: “O que nós, enquanto coordenadores e gestores podemos fazer nesse momento?” Nesse sentido foram expostas estratégias institucionais para orientar a atividade docente, além de gestores e alunos.

 

Galeria de imagens do Primeiro dia do 1º Seminário de Gestores da UAB do Cefor/Ifes

 

Boas práticas: socialização no segundo dia

O segundo e último dia do I Seminário de Gestores da UAB Cefor/Ifes foi dedicado ao compartilhamento das boas práticas e ações dos polos. As professoras Solimara e Lydia, respectivamente, mediaram os grupos de coordenadores de curso e de polo.

Na equipe de coordenadores de cursos, Antônio Carlos Gomes, do curso de Licenciatura em Letras e Ilalzina Maria da Conceição Medeiros, do curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), apresentaram suas práticas aos demais colegas.

Já na equipe de coordenadores de polo, foram 4 práticas compartilhadas. Do polo de Piúma, Castorina do Nascimento; de Santa Teresa, Orvilei Teresa Marcelino; de Montanha, Urbênia Silva de Oliveira e de Vitória, Rosane Maria Munõs.

Ao final da integração, a presidente do Fórum de Coordenadores de Polos e coordenadora do polo de Cachoeiro de Itapemirim, Joelma Cellin, esclareceu dúvidas sobre a reunião realizada em Brasília.

O evento atingiu o seu objetivo e foi importante para a formação continuada dos gestores da EaD Cefor/Ifes, fortalecimento do trabalho em equipe e para oportunizar a integração socialização de boas práticas para contribuição da gestão de cursos, polos e suas respectivas equipes.

 

Galeria de imagens do Segundo dia do 1º Seminário de Gestores da UAB do Cefor/Ifes

    
Afeto na recepção e despedida dos participantes

O polo UAB de Domingos Martins sob a coordenação de Eliana de Deus Sobrinho foi responsável por sediar o I Seminário de Gestores da UAB Cefor/Ifes. Durante os dois dias de evento, a coordenadora e sua equipe acolheram com muito carinho os participantes e a equipe do Cefor.

“Estou muito feliz por sediar o evento. Não temos muito contato com os coordenadores e é muito importante receber os colegas. Acredito que essa oportunidade coloca o polo em destaque no Espírito Santo e em Brasília”, disse a coordenadora. O polo de Domingos Martins conta com 249 alunos e alcança estudantes do próprio município, além de Marechal Floriano, Viana, Serra e Cariacica. 

A existência do polo contribui positivamente para a formação e qualificação da comunidade, mas também da coordenadora. “A coordenação me despertou o desejo de estudar mais. Sou pedagoga e no ano que vem darei início ao mestrado em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)”.

Ao final do evento, cada um pôde levar consigo um pouco de Domingos Martins para os seus lares. A equipe do polo preparou uma surpresa. As pessoas foram presenteadas com biscoitos preparados pela própria Eliana e sua equipe, e um lindo chaveiro, produzido exclusivamente pelos artistas locais, com a pintura alemã Bauernmalerei, originária do século XVII.

O projeto de resgate do Bauernmalerei em Domingos Martins foi iniciado em 2010, no polo municipal da Universidade Aberta do Brasil (UAB), dentro das ações do projeto "Educação no Campo", coordenado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Por conta do projeto e parcerias com a prefeitura, algumas pessoas estão resgatando essa cultura trazida pelos colonizadores, que já se capacitaram e podem reproduzir a técnica e ensinar as gerações futuras.

registrado em:
Fim do conteúdo da página