Página inicial > Notícias > Professores e alunos do Cefor apresentam trabalho na I Jornada de Integração do Ifes

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 15h37 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2017, 13h23

Alunos e professores do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) participaram e apresentaram trabalhos na I Jornada de Integração do Ifes, realizado pelo Campus Colatina, nos dias 24 e 25 de outubro.

A I Jornada de Integração do Ifes reuniu dois eventos: A 12ª Jornada de Iniciação Científica Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes e a I Jornada de Extensão. Atuando na organização do evento, o Cefor esteve representado pela professora mestre Dulcileia Marchesi e o apoio da Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão (CGPE) e da Coordenação Geral de Tecnologias Educacionais, (CGTE) através do colaborador Leonardo da Silva Coutinho.

Neste evento, os professores e seus projetos de pesquisa contemplados no edital PAEX 01/2016 – Bolsa de Iniciação à Extensão puderam apresentar os projetos de que fazem parte e a situação atual em que está o desenvolvimento de cada um, em apresentações no formato de pôsteres e orais.

As professoras orientadoras Maria Alice Ferreira de Sousa, Márcia Gonçalves de Oliveira, Dulcileia Marchesi Costa, Maria das Graças Ferreira Lobino e Livia Scheiner Costa acompanharam os alunos durante as exposições. Também fazem parte da produção da pesquisa e de artigos, os professores Angélica Nogueira de Souza Tedesco, Antonio Donizetti Sgarbi, Esther Ortlieb Faria de Almeida e Maria Auxiliadora Vilela Paiva.

Conheça mais sobre os trabalhos apresentados e seus respectivos professores e alunos.

Orientandos da professora Angélica Nogueira de Souza Tedesco

- Vinícius Freitas Rocha - Mapa do Bem: Uso de Geotecnologias para o mapeamento colaborativo, classificação e divulgação de pontos de gastronomia e cultura da região central de Vitória.

Orientandos do professor Antonio Donizetti Sgarbi:

- Adriano de Souza Viana – Mapa do Bem: Geoprocessamento e Cartografia Colaborativa.

Orientandos da Professora Graça Lobino:

- Clara Novaes Lima - Potencial Interdisciplinar da Escola de Ciência Biologia e História: o bairro Santo Antônio e seu entorno

- Caroline Calvi - Potencialidade Educativa Interdisciplinar da Escola de Ciência Biologia e História: cozinha capixaba - cultura local e patrimônio imaterial.

- Ariane Lucas Guimarães - Potencial Educativo Interdisciplinar da Escola de Ciência Biologia e História: A expansão do processo de urbanização de Vitória - O novo arrabalde

- Pedro Carlos de Oliveira Alves - Potencial educativo interdisciplinar da Escola de Ciência, Biologia e História: Arqueologia e questões socioambientais

Orientandos da professora Maria Alice Ferreira de Sousa:

- Julia Luch dos Santos - Estratégias Matemáticas e Desempenho na Resolução de Problemas Mal Estruturados.

- Pedro Henrique de Souza Abreu - Compreensão em Leitura Revelada na Resolução de Problemas Matemáticos Verbais Mal-Estruturados.

Orientandos da Professora Maria Auxiliadora Vilela Paiva:

- Eliane Domingos de Jesus - Divisão de Números Naturais: Possibilidades Pedagógicas

- Weverton Galdino de Jesus - Saberes docentes sobre álgebra em um curso de formação continuada.

Orientandos da professora Márcia Gonçalves de Oliveira:

- Adler Neves e Mônica Ferreira - Representação de Perfis de Estudantes de Programação por Métricas de Softwarer

- Helen França Medeiros - Instrumentos de Visualização da Informação para Análise de Aprendizagem de Programação.

2

Foto 1: Adriano de Souza Viana – Mapa do Bem: Geoprocessamento e Cartografia Colaborativa.

3

Foto 2: professora doutora Maria Alice com sua orientanda Julia Luch dos Santos - Estratégias Matemáticas e Desempenho na Resolução de Problemas Mal Estruturados.

WhatsApp Image 2017 11 08 at 10.56.49

Foto 3; Professora doutora Maria Alice com seu orientando Pedro Henrique de Souza Abreu - Compreensão em Leitura Revelada na Resolução de Problemas Matemáticos Verbais Mal-Estruturados.

5

Foto 4: Eliane Domingos de Jesus - Divisão de Números Naturais: Possibilidades Pedagógicas

6

Foto 5: Weverton Galdino de Jesus - Saberes docentes sobre álgebra em um curso de formação continuada.

4

Foto 6: Professora doutora Marcia Oliveira com seu orientando Adler Neves e Mônica Ferreira - Representação de Perfis de Estudantes de Programação por Métricas de Softwarer