Página inicial > Notícias > Participação da Equipe do Cefor no ESUD 2017

Participação da Equipe do Cefor no ESUD 2017

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 09h57 | Última atualização em Domingo, 29 de Outubro de 2017, 21h14

Entre os dias 17 e 20 de outubro, a diretora Vanessa Battestin, do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e a equipe de professores: Yvina Baldo, Danielli Sondermann e Mariana Biancucci participaram do XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (ESUD 2017), realizados na cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, cujo tema foi “Caminhos da autoria e criatividade na EaD”. O evento ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico - CIDEC-SUL.

Durante o congresso, a equipe do Cefor também participou da realização de fóruns e reuniões como representantes do Ifes. No Fórum Nacional de Coordenadores UAB (FORUAB) e na Reunião do Conselho de Representantes Institucionais da UniRede (CR), esteve a diretora Vanessa Battestin. O Fórum Nacional de Coordenadores Rede e-Tec Brasil (FNETEC), contou com a presença da professora Mariana Biancucci, vice-presidente da entidade, diante da condução da 3ª Reunião do FNETEC, e na reunião do Grupo de Trabalho (GT) houve a participação da professora Danielli Sondermann.

Confira os resultados apresentados pela equipe em atuação no ESUD 2017.

Fórum Nacional de Coordenadores UAB (FORUAB)

A diretora Vanessa Battestin, do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) apresentou no Fórum Nacional de Coordenadores UAB (FORUAB) o resultado dos trabalhos do GT de Institucionalização da UAB, o qual gerou o documento Referenciais para o Processo de Institucionalização da Educação a Distância no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Para Vanessa, “esse documento tem o objetivo de orientar as instituições no processo de institucionalização do Ensino a Distância no âmbito da UAB”. Ele apresenta inicialmente um levantamento das instituições e seu status atual, análises, diretrizes e referenciais norteadoras para a institucionalização.

A diretora do Cefor também ressalta que o documento apresentado foi o início de um trabalho e que o GT entende que deve haver continuidade para a incorporação da EaD e da educação híbrida na rotina acadêmica das instituições e que haja ampla divulgação, abrindo espaços para sugestões de toda comunidade envolvida no âmbito da UAB.

Fórum Nacional de Coordenadores Rede e-Tec Brasil (FNETEC)

Em relação ao Fórum Nacional de Coordenadores Rede e-Tec Brasil (FNETEC), a professora Mariana Biancucci, vice-presidente da entidade, trouxe como resultados e encaminhamentos estabelecidos nessa terceira reunião do FNETEC: as discussões sobre aspectos da execução orçamentária e financeira referente à descentralização dos recursos, construção de documento que contemple o modelo de financiamento desejado para e pela Rede e definições referentes à comemoração dos dez anos da Rede e-Tec, que acontecerá durante a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), em João Pessoa, Paraíba, entre os dias 20 e 23 de novembro. A próxima reunião do Fórum está prevista para acontecer em Recife, Pernambuco, na 2ª quinzena de março de 2018.

Mestrado em Rede de Tecnologias Educacionais

Representando o Cefor/Ifes, a professora Danielli Sondermann participou da reunião do Grupo de Trabalho (GT), que está responsável pela proposta de elaboração do projeto de mestrado em rede de Tecnologias Educacionais. Com o nome provisório, esta é uma iniciativa da Associação Universidade em Rede (Unirede) e das Instituições de Ensino Superior (IES) integradas ao sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Nesta reunião foi definido que o projeto será submetido para a área 46 - Ensino da Capes e que o público-alvo serão os professores da Educação Básica.

Apresentação de artigos

Entre os artigos apresentados no evento, a equipe representando o Cefor apresentou dois trabalhos: Proposta de melhoria no processo de análise das avaliações de disciplinas de um curso a distância por meio de mineração de dados, produzido pela diretora e professora Vanessa Battestin, a professora Marize Lyra Silva Passos e em parceria com os ex-alunos do Campus Serra: Izaque Dadalto M. Ferreira e Gabriel Martins Miranda, e Uma proposta de Metodologia Interdisciplinar para modalidade a distância: pontos e contrapontos, elaborado pelas professoras Danielli Sondermann, Yvina Baldo e Rutinelli Fávero (Cefor).

Diretora do Cefor visita o IFSul, em Pelotas

Durante a participação no Esud, a diretora Vanessa Battestin, do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) visitou no dia 20 de outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Recepcionada pelo reitor Flávio Nunes, o diretor de EaD Luis Ottoni e o coordenador geral da UAB Ricardo Rios Villas Boas, Battestin conheceu as instalações do campus. O encontro entre os representantes das duas instituições foi uma oportunidade para fortalecer a parceria já existente. IFSul é um dos institutos que já trabalha com a Educação a distância (EaD) e são parceiros do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor - Ifes). No mês de agosto desse ano, o Cefor recebeu a visita do coordenador da UAB Ricardo Rios e da professora Cinara Ourique do Nascimento.

ESUD ApresentacaoDaniYvina

Fotos 1 e 2:  Yvina Baldo e Danielli Sondermann em apresentação de artigos

ESUD1

Fotos 3 e 4: Equipe Cefor