Página inicial > Notícias > Programa Profuncionário é um Sucesso!

Programa Profuncionário é um Sucesso!

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 14h34 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2017, 09h49

Cerca de 241 alunos se formarão em breve nos quatro cursos técnicos direcionados para a prática profissional: Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar, ofertados nos polos de Nova Venécia, Montanha, Venda Nova do Imigrante, Vitória e Vila Velha.

Essa conquista se deve ao Programa Profuncionário: Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública, com habilitação compatível com sua atividade educativa. Curso realizado na modalidade de Educação a Distância (EAD) e financiado pelo Programa Federal de Fomento Rede e-Tec Brasil.

Em 2015 o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do Cefor, aderiu ao Programa e tornou-se responsável pela oferta dos cursos, bem como,  pela formação de tutores e professores que atuariam no Programa. A opção de lotar os cursos no Cefor aderiu à missão dupla da Instituição: ofertar cursos nos diferentes níveis e modalidades e promover a integração sistêmica e consolidação das políticas institucionais de apoio à EaD, relacionados à formação inicial e continuada de professores e técnicos administrativos da educação.

Os cursos

Em cada uma das habilitações do Programa Profuncionário as disciplinas foram divididas em 5 núcleos: Núcleo de Formação Pedagógica, Núcleo de Formação Técnica Geral, Núcleo de Formação Técnica Específica, Parte Diversificada e Prática Profissional Supervisionada. Totalizando em 1.500 horas para conclusão de todo o curso.

Entende-se no Profuncionário que a formação técnica consiste em um conjunto de atividades teórico-práticas, investigativas e reflexivas. Tais atividades apontam para a aquisição e construção crítica de conhecimentos, habilidades e valores que visam contribuir para que os funcionários da educação se tornem profissionais competentes em suas áreas e se qualifiquem como pessoas, como cidadãos e como gestores de um determinado espaço escolar.

Saiba mais sobre os Cursos Técnicos do Programa Profuncionário.

Cronograma das Formaturas

Nos meses de novembro e dezembro, 241 alunos vão participar da cerimônia de formatura dos quatro cursos técnicos do Profuncionário direcionados para a prática profissional: Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar.

Confira as datas e locais das Formaturas:

09 de Novembro de 2017, às 18h3,0 no auditório do Campus Nova Venécia – Ifes. Rod. Miguel Curry Carneiro, 799, Santa Luzia, Nova Venécia – ES
11 de Novembro de 2017, às 19h no Teatro Municipal de Montanha. Av. Antônio Paulino, 613-673, Centro, Montanha – ES
30 de Novembro de 2017, às 19h no auditório do Campus Venda Nova do Imigrante – Ifes. Rua Elizabeth Minete Perim, s/n, São Rafael, Venda Nova do Imigrante – ES
08 de Dezembro de 2017, às 19h no auditório do Campus Vitória – Ifes. Av. Vitória, 1729, Jucutuquara, Vitória, ES