Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Polo UAB de Santa Teresa realiza VII Seminário EaD
Início do conteúdo da página

Polo UAB de Santa Teresa realiza VII Seminário EaD

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 16h17 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2017, 16h17

Como tema “Trajetórias e perspectivas da Educação a Distância”, o polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Santa Tereza - Centro de Formação Continuada de Professores, realizou entre os dias 11 e 14 de setembro o VII Seminário EaD. Durante o evento foram discutidas temáticas nas áreas dos cursos ofertados no polo que envolvem a questão da aprendizagem, o trabalho do docente e a institucionalização do ensino a distância.

No primeiro dia do seminário, a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa, Ana Cristine Rodrigues Leite, abordou o tema “As relações fundamentais do processo de trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, teorias e aprendizagem”.

No dia seguinte foi mediada a mesa redonda “Planejamento Estratégico governamental: em foco a previdência e os recursos hídricos”, pelo professor Ricardo Roberto Behr, coordenador do curso de Especialização em Gestão Pública da Ufes. Foram discutidos os temas Gestão da Previdência e Gestão dos Recursos Hídricos com capacidade técnica, conhecimento científico e propostas práticas pelos professores Alexandre Wernersbach Neves (Ufes-PREVES) e Abrahão Alexandre Alden Elesbon (Ifes, Campus Colatina), respectivamente. Discussões que mostraram a importância de refletir, repensar e planejar a médio e longo prazo.

Na sequência, o evento contou com a participação da professora e coordenadora do curso de Complementação Pedagógica, Celi Maria de Souza e o professor e pedagogo, Charlles Monteiro, ambos do Ifes Campus Piúma, que apresentaram importantes fundamentos a respeito da “Educação a Distância no Ifes: institucionalização, experiências e tendências”, mais especificamente sobre os desafios da implementação de uma formação interdisciplinar aos profissionais que buscam esse curso de complementação para sua formação acadêmica e profissional. Na oportunidade, a coordenadora do Polo, professora Ozirlei Teresa Marcilino fez uma retrospectiva histórica da implantação da EaD no município de Santa Teresa.

E para encerrar o VII SEMINÁRIO EaD, o professor Iguatemi Santos Rangel, coordenador do curso de Pedagogia EaD/Ufes apresentou e debateu a temática “Flexibilidade pedagógica: a formação do professor pelas modalidades de ensino EaD e presencial” numa reflexão crítica sobre a complexidade da formação docente, a importância de uma formação de professores que não se baseia na modalidade, mas nos saberes necessários para sua práxis e os hibridismos necessários no contexto da revolução tecnológica. Ou seja, a partir da adoção de modelos híbridos e não excludentes no projeto educacional.

A coordenadora do polo UAB de Santa Teresa, professora Ozirlei Teresa Marcilino avaliou o evento como um importante espaço de discussões acadêmicas e problemáticas da realidade atual. “O seminário cumpriu seu objetivo de incentivar a prática e o debate científico de nossa comunidade”, conclui.

 

VII SEMINARIO EAD SantaTeresa 1

Foto 1: seminário com a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa, Ana Cristine Rodrigues Leite.

 

VII SEMINARIO EAD SantaTeresa 2

Foto 2: mesa redonda “Planejamento estratégico governamental: em foco a previdência e os recursos hídricos”.

 

VII SEMINARIO EAD SantaTeresa 3

Foto3: A professora Ms. Celi Maria de Souza, o professor Charlles Monteiro e a professora Ozirlei Teresa Marcilino

 

VII SEMINARIO EAD SantaTeresa 4

Foto 4: professor Dr. Iguatemi Santos Rangel, coordenador do curso de Pedagogia EaD/Ufes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página