Página inicial > Notícias > Alunos do Curso de Complementação Pedagógica realizam Seminário Interdisciplinar nos polos de apoio presencial UAB

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 14h27 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 15h01

Na última quinzena do mês de agosto aconteceram as apresentações do Seminário Interdisciplinar do Curso de Complementação Pedagógica nos sete polos de apoio presencial UAB, onde o curso é ofertado: Bom Jesus do Norte, Conceição da Barra, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Piúma, Santa Teresa e Vitória.

A proposta do Seminário Interdisciplinar é articular o diálogo entre as disciplinas por meio de abordagens temáticas congruentes possibilitando a integração curricular em cada etapa do curso. São três semestres de duração, com as disciplinas agrupadas em duas etapas a cada semestre, totalizando seis Seminários Integradores tecendo uma rede inteirada em toda a matriz curricular.

Nessa primeira etapa o Seminário Interdisciplinar envolveu três disciplinas: História da Educação Brasileira, Bases Filosóficas da Educação e Bases Sociológicas da Educação, tendo como eixo temático as tendências pedagógicas aplicadas na educação brasileira.

Já a construção pedagógica do seminário consiste em três fases: na primeira, a produção de temas e abordagens interdisciplinares, de forma colaborativa e integradora pelos professores das respectivas componentes curriculares da etapa. Na segunda, a organização dos grupos e distribuição dos temas e abordagens para produção do Trabalho Acadêmico Interdisciplinar (TAI) e na terceira fase, o comparecimento dos grupos ao polo de apoio presencial, em data prevista no calendário acadêmico, para a apresentação compartilhada dos conhecimentos produzidos no TAI e o debate coletivo dos temas pesquisados por cada equipe de alunos.

Para a tutora presencial do Polo UAB Conceição da Barra, Cida Cayô,esta primeira etapa do curso gerou expectativas e anseios, mas também ocorreram trocas de experiências, interação, cooperação e trabalhos em grupo (realizados a distância) e com certeza, aprendizagens ricas e significativas. Os alunos elogiaram muito o seminário.”

A apresentação presencial é avaliada pelo tutor presencial e o TAI é avaliado pelos tutores a distância das respectivas disciplinas, a partir de uma matriz de avaliação previamente disponibilizada. Os resultados também são integrados de forma que o desempenho do aluno no Seminário Interdisciplinar é unificado e atribuído de maneira equânime nas disciplinas envolvidas na respectiva etapa.

Os resultados dessa primeira experiência do Seminário Interdisciplinar foram bastante satisfatórios, porém estão sendo colhidas opiniões e sugestões dos alunos e equipe de trabalho para a melhoria contínua do processo pedagógico”, disse Charlles Monteiro, pedagogo do curso.

A segunda etapa do Seminário Interdisciplinar teve início no dia 4 de setembro com previsão de apresentação dos trabalhos nos polos a partir de 6 de novembro, e envolverá quatro disciplinas desta etapa do 1º semestre do curso.

Foto 1 Polo Conceição da Barra Planejamento do SI  Foto 5 Polo Conceição da Barra Apresentação do SI

Fotos 1 e 2:  Polo Conceição da Barra - Planejamento e Apresentação do Seminário Interdisciplinar

Foto 2 Polo Conceição da Barra Apresentação do SI  Foto 6 Polo Conceição da Barra Apresentação do SI

Fotos 3 e 4: Polo Conceição da Barra - Apresentação do Seminário Interdisciplinar