Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 10ª Edição do Papo Cabeça apresenta dois projetos de extensão
Início do conteúdo da página

10ª Edição do Papo Cabeça apresenta dois projetos de extensão

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 10h56 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 13h55

Duas ações de extensão marcaram a 10ª Edição do Papo Cabeça realizada dia 30 de agosto, no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). Com o tema Perspectivas da formação: diálogos entre a educação formal, as comunidades locais e os espaços não formais de educação, as professoras Livia Scheiner e Maria das Graças Lobino, respectivamente, apresentaram os projetos que coordenam: o Programa em Rede Circulti e o Curso de Formação de Mediadores para Atendimento aos Espaços de Ciência de Vitória. Além do Cefor, estavam presentes convidados dos campis da Serra, Centro Serrano e Vila Velha.

A professora Livia Scheiner compartilhou com o público o Programa em Rede- Circuito Capixaba de Ciência e Tecnologia e Inovação do Ifes – CIRCULT - projeto de extensão atualmente desenvolvido pelo Ifes nos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória. Em parceria com a Prefeitura de Vitória, o objetivo é buscar fortalecer os espaços já existentes para a prática da ciência, como a Praça da Ciência, Escola da Biologia e História, Planetário de Vitória, Escola da Física e, agora, a construção do Museu da Ciência e Tecnologia de Vitória que se localizará na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, na capital.

Além de reforçar esses locais, pretende-se ampliá-los a partir da Rota do Conhecimento de Vitória através do Circuito Edutainment. Ou seja, consolidar uma rota que promova a cultura capixaba aliado ao desenvolvimento social, científico e tecnológico e assim promover a popularização da ciência e a relação do público com os espaços proporcionando lazer e conhecimento.

Quanto ao projeto Curso de Formação de Mediadores para Atendimento aos Espaços de Ciência de Vitória, coordenado pela professora Maria das Graças Lobino, tem como propósito oportunizar a construção de uma reflexão em torno da ideia de ambiente totalidade, inserindo os centros de ciências no debate acerca da sustentabilidade local.

Paralelamente ocorreu o curso Alfabetização Científica no Contexto da Sustentabilidade, em que foram realizadas ao longo de dez meses seis oficinas em espaços públicos, como o Parque da Fonte Grande. Durante as oficinas, as professoras, os alunos e a comunidade debateram sobre as questões em torno da ocupação do espaço a partir de um olhar crítico, no qual se reconhece as belezas naturais e contradições nos aspectos social, econômico, político e cultural.

O Papo cabeça teve a participação intensa dos alunos e convidados, e o relato das mediadoras e bolsistas Ariane Lucas Guimarães e Elissa Pereira de Abreu que atuam na Escola da Ciência Biologia e História. Seus depoimentos enriqueceram o debate e trouxeram contribuições ao projeto.

 

Saiba mais:

Equipe multidisciplinar desenvolve o Programa em Rede que visa ampliar a Rota de Conhecimento de Vitória - Publicado em 01 de setembro de 2017

 

10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça 10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça 10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça 10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça 10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça 10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça 10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça 10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça
10ª Papo Cabeça 10ª Papo Cabeça

registrado em:
Fim do conteúdo da página