Página inicial > Notícias > Colaboradoras do Cefor participam no II Seminário de Formação Pedagógica

Colaboradoras do Cefor participam no II Seminário de Formação Pedagógica

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 14h33 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2017, 15h49

Na última segunda e terça-feira, nos dias 29 e 30 de agosto, as colaboradoras do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), Andressa Dias Koehler e Larissy Alves Cotonhoto, foram convidadas a participar no II Seminário de Formação Pedagógica, realizado no Campus Vitória, em Jucutuquara. O evento buscou se constituir como um espaço de formação permanente para professores e gestores envolvidos diretamente com as atividades de ensino. Nesta segunda edição, o Seminário trabalhou com temas escolhidos pelos professores e também ofertou cinco minicursos, sendo que dois deles foram ministrados pelas servidoras do Cefor.

Larissy participou da mesa redonda intitulada “Inclusão e formação docente: uma problematização necessária”, que contou com a presença das professoras Sirley Trugilho da Silva e Cláudia Castro de Carvalho Nascimento. As docentes trouxeram para o debate a importância da inclusão e da formação continuada do docente no ensino regular passando por todos os níveis de ensino.

Durante explanação, a professora Larissy Alves relatou a experiência pessoal e convidou o público para refletir sobre a atuação do professor com o aluno especial que deve ser encarada como uma relação de soma entre docente e discente na construção do conhecimento. “Devemos entender a inclusão escolar como um movimento de transformação, o qual envolve a escola, o currículo escolar, as práticas pedagógicas e a formação dos profissionais da educação”, disse Alves.

As apresentações da mesa redonda foram encerradas com a participação da professora Cláudia Castro de Carvalho Nascimento, do Campus de Alegre, que é responsável pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guias. Atualmente há sete centros de formação no país, mas em funcionamento apenas dois, de Alegre e Camboriú. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República articulada com as políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

20170829 143901  sirley larissy claudia

Fotos: Mesa redonda “Inclusão e formação docente: uma problematização necessária”. Professoras Sirley Trugilho, Larissy Alves e Cláudia Castro

Durante o minicurso, participaram professores de diferentes áreas do Ifes Vitória, entre eles, professores dos cursos de Engenharia Mecânica, Metalurgia, Eletrotécnica e Licenciaturas.

A revisora de textos Braille, Andressa Koehler, abordou o tema “A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular”, o qual interpelou conceitos e práticas a respeito da escolarização de alunos com deficiência visual (cegos e com baixa-visão). Participaram cerca de 30 docentes, que se mostraram bastante interessados pelo assunto. Questionadores, aproveitaram o momento para trocar experiências de anos anteriores com alunos cegos.

Ao longo do curso, os professores foram apresentados aos equipamentos de tecnologia assistiva disponíveis no Napne e, dentre os assuntos abordados, foi conversado sobre a alfabetização em Braille, o sorobã, a estimulação precoce, a orientação e mobilidade, a audiodescrição e a produção de materiais didáticos acessíveis.

Já a professora Larissy Alves conduziu o minicurso “Como fazer adequações curriculares de pequeno e grande porte”. Nele foram abordadas as adequações curriculares necessárias à inclusão do aluno com deficiência, além da análise de programas de disciplinas e o pensar colaborativamente as adequações possíveis. Os participantes ficaram envolvidos com a temática e demonstraram a necessidade de conhecer mais sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades específicas.

Segundo a percepção de Larissy, “a inclusão começa com a sensibilização e capacitação dos profissionais da educação para que eles sejam os agentes multiplicadores da inclusão no Ifes e fora do Ifes. Rever conceitos e preconceitos, lidar com dúvidas e medos e encarar a inclusão como uma ação de todos, são situações reais e urgentes.”

IMG 20170830 142509

Foto: Minicurso "A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular"

IMG 20170830 142607

Foto: Minicurso "A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular"

"Me surpreendi com o interesse de tantos professores da área de exatas pela inclusão. Isso derruba um antigo tabu de que os professores regentes não se interessariam pelo conhecimento dessa área. Ao contrário disso, encontrei um corpo docente muito empenhado em escutar os alunos e em fazer adaptações didáticas para atendê-los. Foi uma experiência enriquecedora." Andressa Koehler

IMG 20170830 142923

Foto: Minicurso “Como fazer adequações curriculares de pequeno e grande porte

IMG 20170830 WA0002

Fotos: revisora de textos Braille, Andressa Koehler; professora Larissy Alves; e professora Helen Malta Valadão, professora da Prefeitura de Vitória.