Página inicial > Notícias > Diretora do Cefor é palestrante em evento no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que discute institucionalização da Educação a Distância

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 16h06 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2017, 18h42

Vanessa Battestin Nunes participou como palestrante de Seminário que reuniu gestores, educadores e estudantes na discussão de temas ligados à EAD.

Na última sexta-feira dia 23 de Junho de 2017, a diretora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), Vanessa Battestin Nunes, realizou uma palestra no 2º Seminário de Educação a Distância (EAD) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O evento teve como proposta o engajamento de gestores, educadores e estudantes na discussão de ideias sobre a institucionalização da Educação a Distância (EAD).

Vanessa, que é a vice-coordenadora do grupo de trabalho de Institucionalização da EaD no Conif - Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, falou sobre a institucionalização da EaD no âmbito da Rede Profissional e Tecnológica. Explicou que a maioria dos Institutos da rede federal começou a educação a distância com os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB ) e Rede e-Tec. “Eram recursos específicos para que os cursos acontecessem na instituição. De uns anos para cá, esses programas têm ficado um pouco comprometidos, pois a gente não tem tanto recurso”, explicou Vanessa.

Ainda sobre o tema abordado, a diretora do Cefor informou que institucionalização da Educação a Distância vem com o objetivo de trabalhar a educação a distância dentro da instituição sem contar com esses programas de fomento. “São muitos esforços para que isso aconteça: mexer na matriz orçamentária, trabalhar a carga horária docente, etc. São várias coisas que tem que ser pensadas para que a instituição possa trabalhar os cursos por conta própria. Atualmente há um trabalho forte dentro do CONIF em relação a esse tema. Queremos ampliar a institucionalização e avançar nesse processo”, contou Vanessa.

Seminário EaD manhã sexta 24